Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/11/14 às 21h25 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Sedest participa da Solenidade de Abertura da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

COMPARTILHAR

 SED24990
A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul começou ontem (3), no Cine Brasília, e contou com a presença de educandos e beneficiários de programas sociais atendidos pela Sedest. A edição de 2014 tem como tema o cinquentenário do golpe militar. Na plateia, pessoas atendidas pelo Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias (UNAF), e do Cose Gama Leste, assistiram “Que bom te ver viva”, de Lúcia Murat, homenageada nessa edição da Mostra.

Jailson Góes de Oliveira, referenciando no Centro POP Brasília, aprovou a iniciativa e o tema da Mostra. Para ele, é importante relembrar e debater fatos como a ditadura. “Não podemos nos esquecer do sofrimento que o povo passou naqueles dias. Relembrar acontecimentos como a ditatura é importante, pois assim não vamos deixar acontecer isso novamente”, relatou o educando.

Presente na abertura, a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, disse que a mostra tem o objetivo de estimular a produção de filmes nacionais e o debate sobre direitos humanos no país. “No nosso cinema e nas nossas TVs tanto abertas quanto pagas, a maioria dos filmes são americanos e a gente não consegue ver filmes brasileiros e toda a cultura que esse imenso planeta produz. Por isso, a gente vai fazer um esforço para que possamos ter cada vez mais filmes, documentários e imagens com os quais a população brasileira se identifique e consiga ter seus valores reproduzidos”, destacou.

O evento traz também debates acerca dos direitos humanos, com filmes que abordam temas como população LGBT e enfrentamento da homofobia, questões culturais e territoriais da população indígena, direitos da pessoa com deficiência, entre outros.

O festival é feito pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e será exibido em todas as 27 capitais do país, com datas diferentes para cada cidade. A programação pode ser vista no site do evento: http://www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/2014/pt/

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183