Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/12 às 21h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Sedest participa da 19ª edição ENTLAIDS

COMPARTILHAR

DSC 9012A 19ª edição do Encontro Nacional de Travestis e Transexuais que Atuam na Prevenção à Aids (ENTLAIDS), realizada entre os dias 05 e 08 de novembro no Hotel Sr. Peter, teve como eixo de debate “Da transfobia à cidadania: Políticas para Redução de Vulnerabilidade e Riscos”. O evento contou com mesas temáticas, em que os participantes trataram os temas com foco na conquista da cidadania e pelo fim do preconceito contra transexuais e travestis.

Na terça-feira (6), Ana Carolina Silvério, Chefe do Núcleo de Atendimento Especializado às Pessoas em Situação de Discrimação Sexual, Religiosa e Racial da Sedest (NUDIN), compôs a mesa em que foram abordados os avanços e desafios relacionados às políticas públicas inclusivas, com foco no segmento “Transexuais e Travestis e as áreas de trabalho, emprego e renda”.

Ana Carolina explicou o trabalho realizado para a comunidade trans, atualmente, o maior público atendido pelo NUDIN. “O núcleo funciona como um Centro de Referência para a Comunidade LGBTT. São realizadas atividades de atendimento e assessoramento para a garantia dos direitos, o atendimento psicossocial individual e coletivo, bem como campanhas educativas, de mobilização e sensibilização da sociedade em relação ao respeito”, disse.

DSC 9007

No que diz respeito a emprego e geração de renda, o NUDIN promove ações pela Blitz da Cidadania, como a Busca Ativa. “Realizamos a busca específica na comunidade LGBTT, para inserir pessoas em situação de vulnerabilidade no Cadastro Único do Governo Federal e, com isso, de acordo com a renda, torná-las beneficiárias do Bolsa Família e de outros programas sociais”, relatou Ana Carolina. A Busca Ativa na comunidade LGBTT é uma iniciativa inédita no DF e já incluiu famílias homoafetivas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A edição 2012 do Entlaids trouxe ainda em sua programação temas relacionados ao direito à saúde. O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde esteve presente na mesa em que as pautas foram as políticas para a redução de vulnerabilidades e riscos e saúde integral: especificidades, necessidades e serviços para a população trans. Nesse painel, também foi assunto a revisão do papel do controle social na perspectiva da saúde e dos direitos humanos.

No Entlaids acontecem trocas de informações e de experiências com o objetivo de formular propostas legitimadas pela militância dos movimentos trans. Representantes de todo o País, envolvidos com trabalhos e experiências na promoção e na busca pela garantia dos direitos humanos e da cidadania, contribuem para a criação de estratégias para a redução da transfobia e de outras situações de vulnerabilidades.

O primeiro Encontro Nacional do segmento ocorreu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. As primeiras edições foram organizadas na perspectiva de reunir as trans para divulgação das experiências locais e encaminhamento de propostas para o estabelecimento de políticas públicas nacionais para o movimento, além de uma constante ampliação das ações para essa população.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183