Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/06/14 às 21h07 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Sedest lança o projeto Sabor & Saúde

COMPARTILHAR

 SED5052

Se alimentar de maneira saudável todos os dias é um Direito Humano à Alimentação Adequada, no entanto, algumas pessoas ainda não sabem que comer bem pode ser acessível e muito saboroso. Para mudar esse cenário e promover bons hábitos alimentares, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), lançou hoje (4) o Projeto Sabor & Saúde.

 SED5124

O Projeto será iniciado no Restaurante Comunitário do Riacho Fundo II com a temática “Produtos x Alimentos”. A ideia é falar sobre a valorização dos alimentos saudáveis e as consequências do consumo de industrializados para a saúde.

 SED5166

A equipe de nutricionistas da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedest planejou o Espaço Itinerante Sabor e Saúde, onde são expostos alimentos naturais e produtos alimentares, promovendo a reflexão dos convidados sobre a diferença de tais insumos, bem como seu modo de produção. As mesas do Restaurante Comunitário foram personalizadas com dicas de alimentação saudável.

 SED5270

A nutricionista da Sedest, Fernanda Cecílio Rodrigues, explica que hoje o Brasil é o 5º país no ranking mundial de sobrepeso. “Percebemos que nos últimos 10 anos a população passou a comprar mais alimentos, porém, é preciso elevar a qualidade desses produtos. Comida industrializada é mais prática, mas esse consumo pode gerar impactos negativos para a saúde, como sobrepeso. Essa é uma situação bastante preocupante, tendo em vista tal panorama, buscamos trabalhar com o conceito de alimentação qualitativa, em que é a referência é procura pelo alimento mais saudável”, destacou.

 SED4963

A iniciativa integra o Plano de Enfretamento a Pobreza do Governo do Distrito Federal: DF Sem Miséria. Uma das prioridades do plano é que os equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional sejam uma ferramenta para reduzir a vulnerabilidade social e a insegurança alimentar e nutricional do DF, promovendo saúde e cidadania.

 SED5239

“O GDF já deu o primeiro passo ao garantir, com a transferência de renda, que a população compre os alimentos. Outra iniciativa que garante alimentação saudável e acessível é a comida servida a R$ 1 no Restaurante Comunitário. Agora, queremos avançar ainda mais, promovendo a educação alimentar e nutricional, pois é possível comer bem sem gastar muito”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Osvaldo Russo de Azevedo.

 SED5219

A EAN – Educação Alimentar e Nutricional desenvolve ações para reeducar nutricionalmente a população. Em março deste ano, o GDF lançou o 1º Plano de EAN do Distrito Federal.