Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/13 às 19h08 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Sedest e UCB celebram turmas de Mediação de Conflitos

COMPARTILHAR

 SED4663

Na tarde desta segunda-feira (4), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda e a Universidade Católica (UCB), realizaram a formatura das primeiras turmas do “Laboratório de Mediação de Conflitos na Construção de Territórios de Cultura de Paz e Cidadania”. O curso com duração de um ano teve aulas na plataforma virtual da Universidade e contou com tópicos como Resolução não-violenta de conflitos, Mediação: método passo-a-passo, Comunicação Não-Violenta, Liderança, Noções Básicas de Tomada de Decisão, entre outros.
 SED4648

O Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, compôs a mesa de abertura da cerimônia que certificou funcionários de unidades da Sedest, da Secretaria de Educação e alunos da Rede Pública de Ensino. “O meu desejo é que todas as unidades da secretaria possam vivenciar essa experiência, transformando territórios de vulnerabilidade em locais de paz e cidadania. A mediação de conflitos é uma ferramenta importante nessa construção. Com ela podemos aprender que temos que lutar para promover a paz, nos educando e construindo uma nova cultura na sociedade”, afirmou.  

“A universidade tinha planos de desenvolver mais um projeto de extensão. Entendemos que a temática era importante e que podíamos nos unir à Sedest para desenvolver o laboratório em locais de vulnerabilidade. Estou muito satisfeita com o resultado, após um ano de trabalho e envolvimento nesse projeto”, declarou Jussara Seidel, professora da UCB, estudiosa e docente da temática “Mediação de Conflitos” e uma das idealizadoras do projeto.
 SED4679

Katiane Fernandes, uma das participantes do Curso, relatou a escolha da Escola Classe 427 de Samambaia para integrar o projeto. “A escola está localizada em um dos territórios de maior vulnerabilidade do DF, além disso, a E.C é um equipamento público fruto do orçamento participativo. Ou seja, a comunidade é bastante envolvida nos debates e propostas e resolução de problemas”.

Mediação de Conflitos

Mediação é uma forma de lidar com um conflito em que uma terceira pessoa ajuda as demais se comunicarem melhor, a negociarem e, se possível, a chegarem a um acordo.
O mediador ou mediadora não encontra a solução do conflito, mas, facilita o diálogo entre as partes para que entendam seus conflitos, busquem seus interesses a fim de alcançar soluções criativas e possíveis.

A Comunicação Não-Violenta

É um método que busca promover a maneira mais adequada de nos comunicarmos, fazendo com que os outros nos ouçam e nos compreendam sem se sentirem agredido. Esse modelo de comunicação pode ser utilizado na mediação e resolução de conflitos em qualquer relação – na família, entre pais e filhos, no trabalho, na escola e com o público em geral.