Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/14 às 22h31 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Sedest e parceiros realizam Dia D Proteção

COMPARTILHAR

 SED5851

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) realizou, na tarde de hoje (6), o “Dia D“ – Dia de mobilização e prevenção à violação de direitos contra crianças e adolescentes.

 SED5874

O secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Osvaldo Russo, esteve no CREAS Brasília para conferir as atividades. “Esta ação evidencia o trabalho que realizamos o ano todo nas unidades da Sedest. Temos que proteger crianças e adolescentes todos os dias e, em períodos de grandes eventos, o cuidado deve ser reforçado para evitar qualquer violação de direitos, para isso, envolvemos as famílias de forma participativa e educativa”, disse.

 SED6046

Equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) realizaram palestras reforçando a importância da proteção e do cuidado com crianças e adolescentes, dando dicas e realizando gincanas com as famílias. As unidades foram decoradas com a temática da Copa, além disso, foram servidos lanches e houve música para os participantes.

 SED6053

A festa no CREAS Brasília estava bastante animada. A decoração escolhida foi de festa junina em tons de verde e amarelo. O espaço ainda contou com piscina de bolinhas, pula-pula para as crianças e apresentações de músicas típicas e capoeira. Victória da Silva, 5 anos, aprovou o dia “D”. “A canjica estava muito boa e brincar na piscina de bolinha é bem divertido. Aprendi que tenho que tomar cuidado para não me perder da minha mãe quando estiver fora de casa, e que não posso falar com estranhos”, relatou.

 SED6021

A Sedest integra o Comitê de Proteção da Criança e do Adolescente para Grandes Eventos no Distrito Federal, coordenado pela Secretaria da Criança e pela Casa Civil. O Comitê escolheu o dia 6 de junho como o “Dia D” e decidiu realizar ações preventivas, pois Brasília será sede de sete jogos da Copa do Mundo e da Fan Fest, em Taguatinga.

 SED6132

Participaram do “Dia D” diversos órgãos e instituições que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, entre eles, as Secretarias de Saúde, de Esporte, de Educação, de Justiça, Conselhos Tutelares, Conselho da Juventude, organizações da sociedade civil, entre outras.

 SED6175

Denúncias

As denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo “Disque 100”.

 SED6140