Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/12 às 19h18 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

SEDEST e CAS-DF realizam primeira Pré-Conferência de Assistência Social do DF

COMPARTILHAR

(23/08/2011 – 15:33)

Nesta sexta-feira (19), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) e o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF) realizaram a Pré-Conferência de Assistência Social de Sobradinho no COSE João de Barro, primeira das 14 Pré-Conferências Regionais de Assistência Social.

Estiveram presentes 155 pessoas das Regiões Administrativas de Sobradinho I e II e Fercal. Dentre eles, a secretária Arlete Sampaio, a subsecretária de Assistência Social e presidente do CAS-DF, Ana Lígia Gomes, as coordenadoras do CRAS Sobradinho, Daniela Munguba, do CRAS Sobradinho II, Verônica Inácio, do CREAS Sobradinho, Raquel Rolim Rosa, do CRAS Fercal, Marta e do COSE Sobradinho, Eva Socorro da Silva, a administradora Regional de Sobradinho, Maria América Menezes, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e representantes de entidades socioassintenciais.

 A subsecretária de Assistência Social e presidente do CAS-DF, Ana Lígia Gomes, abriu a Pré- Conferência ressaltando a importância da participação social na garantia das necessidades sociais das famílias, grupos e indivíduos. “Vocês precisam discutir quantas pessoas aqui em Sobradinho têm esses direitos e como fazer para que eles sejam garantidos”, afirmou a subsecretária Ana Lígia. A administradora América também enfatizou a importância da participação da comunidade. “Espero que os objetivos desta Pré-Conferência sejam atingidos. Como identificar as necessidades da nossa região e fortalecer o SUAS, fundamental para o nosso país”, disse América.E a secretária Arlete Sampaio reforçou. “Eu acredito que só vamos acertar se ouvirmos as pessoas que estão atuando na ponta e os usuários”, afirmou a secretária.

No período da manhã foram realizadas duas mesas temáticas: A Assistência Social e o SUAS e Ações Locais da Assistência Social e do SUAS, sempre seguidas de debates. Trabalhos em grupos foram realizados, no período da tarde, para aprofundar as discussões e construir propostas. Na plenária final, houve apresentação, apreciação e deliberação de propostas, bem como a eleição de delegados para a IX Conferência de Assistência Social do Distrito Federal.