Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/12 às 13h13 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Sedest constrói parcerias para a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis

COMPARTILHAR

(04/09/2012 – 18:01)

A SEDEST iniciou no mês de agosto parcerias para avançar no processo de inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal. Encontros foram realizados com a empresa pública de Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do DF (ADASA), Casa Civil, Secretaria de Estado da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis (CENTCOOP), Fundação Banco do Brasil, SEBRAE e Ecoidéia.

Foram estabelecidos compromissos e parcerias durante as visitas, o Secretário Daniel Seidel reforçou que pretende acelerar o processo de construção de centros de triagem e apoiar a inclusão dos catadores na gestão integrada dos resíduos. “Os compromissos firmados e os apoios recebidos significam um grande avanço na política de inclusão dos catadores de material reciclável e demonstram que estamos no caminho certo”, disse. 

Nesse contexto, a SEDEST recebeu apoios importantes para o fortalecimento da politica de inclusão social e econômica dos catadores:

– No dia 21 de agosto recebeu a visita do Dr. Roberto Carlos, da Promotoria do Meio Ambiente do MPDFT.

– No dia 28 de agosto recebeu a visita do Prof. Dr. Paul Singer, Secretário Nacional da Secretaria Nacional da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE).

– No dia 30 de agosto a SEDEST recebeu a visita da Dra. Ilza de Queiroz, Primeira Dama do Distrito Federal.

Na pauta das reuniões destacaram-se os projetos de inclusão social e econômica dos catadores no DF:

– O Plano integrado da SEDEST: identifica os diferentes pontos da cidade onde ocorre a triagem de material reciclável na informalidade; realiza ações de inclusão dos catadores no Cadastro Único para inserção nos programas sociais do governo; e apoia ações de capacitação e acesso as políticas públicas.

– Programa de inclusão dos catadores no DF (parceria BNDES/GDF): viabiliza a construção de centro de triagem com equipamentos e veículos; oferta de assistência técnica especializada e capacitação profissional para a melhoria das condições de trabalho;

– Cessão dos terrenos da Secretaria do Patrimônio da União (SPU): a Central de cooperativa de materiais recicláveis do Distrito Federal (CENTCOOP/DF) recebeu no final de 2010 quatro áreas para a instalação das unidades de triagem.

– A melhoria da infraestrutura nos terrenos da CENTCOOP, realizada com apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil (FBB), como a construção dos muros nas áreas.

 

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183