Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/12 às 17h01 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

SEDEST comemora Dia do (a) Assistente Social

COMPARTILHAR

(16/05/2011 – 22:39)

              

Nesta tarde de segunda-feira (16), a SEDEST comemorou o Dia do (a) Assistente Social no Centro de Treinamento e Capacitação – CTC (QUE SE COMEMORA DIA 15/05). Estiveram presentes cerca de 80 assistentes sociais da Secretaria, bem como a secretária Arlete Sampaio, a subsecretária de Transferência de Renda Patrícia De Marco, as diretoras de Proteção Social Básica, Carolina Suaid e de Proteção Social Especial, Adriana Carvalho, as assessoras especiais de gabinete Marlene Azevedo e Cláudia Sabóia e o chefe da Unidade de Administração e Gestão, Rossi Araújo.

Na ocasião, a secretária ressaltou os avanços significativos da Política de Assistência Social nos últimos anos. Em 2003 eram 438 CRAS em todo o Brasil. Em 2010 esse número ultrapassou os 7 mil. Além do quantitativo, há cada vez mais a preocupação com a qualificação dos servidores e dos serviços que executam a Política de Assistência Social. O tema da IX Conferência Distrital e VIII Conferência Nacional de Assistência Social: “Os avanços na consolidação do SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios” reflete essa preocupação.

Foram apresentados aos assistentes sociais presentes, os resultados da pesquisa do DIEESE que identifica as regiões de maior vulnerabilidade (Varjão, Itapoã e Estrutural) e as linhas gerais do Plano de Ação para superação da extrema pobreza no Distrito Federal. Esse Plano têm sido construído intersetorialmente com foco nas famílias extremamente pobres. Aos moldes do Governo Federal, está embasado em três pilares: fortalecimento do CADUNICO; dos serviços oferecidos nos CRAS e CREAS e qualificação profissional para geração de oportunidades. Tem como objetivo principal resgatar as famílias extremamente pobres para que sejam incluídas socialmente.

Ao final, foi servido um lanche em comemoração ao Dia do (a) Assistente Social.