Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/13 às 15h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Sedest amplia vagas para Serviço de Acolhimento

COMPARTILHAR

 SED9030

A Se­cretaria de Estado De Desenvolvimento Social e Transferência De Renda (Sedest) oferecerá 200 novas vagas de acolhimento para pessoas adultas e famílias em situação de rua. A ampliação se dará por meio de convênio com a Associação Casa Santo André, entidade com longo histórico de defesa dos direitos das pessoas em situação de rua no Distrito Federal, e tem como objetivo assegurar acolhimento de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, bem como acompanhamento psicossocial visando a reinser­ção familiar e/ou comunitária dos acolhidos.

 

“A ampliação é uma resposta à demanda gerada pela intensificação do Serviço de Abordagem social realizado pela Secretaria. O Cidade Acolhedora está conseguindo chegar às pessoas que precisam de atendimento e de acesso à política pública. Com a intensificação da abordagem e a boa recepção das pessoas ao Serviço, foi preciso ampliar as vagas. Todo o esforço é para melhor atender quem mais precisa e está em situação mais vulnerável”, esclareceu o Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, sobre as 200 novas vagas para acolhimento.

 SED9185

A ampliação integra o Projeto Cidade Acolhedora que ampliou as equipes de atendimento às pessoas em situação de rua. Desde o último dia 05 de agosto, a população do Distrito Federal passou a contar com 28 equipes de abordagens, atendendo de 10h às 22h, todos os dias da semana. Logo no primeiro mês, o serviço realizou 2.817 abordagens a pessoas em situação de rua, foram abertos 1054 prontuários de atendimento. Uma das principais demandas apresentadas era a de acolhimento.

 

O acolhimento será realizado em cinco unidades, sendo três imóveis no Gama, um em Taguatinga e um em Sobradinho. As Unidades terão capacidade para atender até 200 pessoas, sendo 40 por casa. As novas vagas serão abertas a partir do dia 20 de outubro, será investido total de R$ 2.031.072,00 (dois milhões, trinta e um mil e setenta e dois reais).

  

Expansão da rede de atendimento

 

A rede para o atendimento da população em situação de rua do Distrito Federal foi ampliada e conta atualmente com dois Centros de Referência Especializados para População de Rua, o Centro POP Brasília e Taguatinga, nove Centros de Referência de Assistência Social (CREAS) 04 Unidades de Acolhimento, além de 28 equipes do Serviços de Abordagem Social – Cidade Acolhedora.

 SED9251

 

“A parceria com a Casa Santo André deu fôlego para o Serviço de Abordagem. Atualmente temos Educadores Sociais em todos os 07 CREAS dando suporte e referenciando às pessoas em situação de rua. Essa descentralização do atendimento, diferente da visão isolada de atendimento por núcleo específico, proporciona mais efetividade nas ações. Dessa maneira com o Projeto Cidade Acolhedora conseguimos chegar e dar suporte para as pessoas”, reforçou Daniel.

 

A Unidade de Acolhimento de Famílias e Indivíduos do Areal passa por reforma estrutural para oferecer melhores condições de atendimento e acolhimento para pessoas em situação vulnerável. A construção da Unidade de Acolhimento de Famílias e Indivíduos de Ceilândia está em processo de finalização. A expectativa é que seja inaugurada ainda em 2013.

DADOS CIDADE ACOLHEDORA – 05 DE AGOSTO A 16 DE SETEMBRO DE 2.013

 

Abordagem   Social – Contato com a pessoa para estabelecer   vínculo. Uma mesma pessoa pode e será abordada mais de uma vez até que aceite atendimento.

2.817

Encaminhamentos   – A   pessoa que aceita atendimento é referenciada pela equipe para acompanhamento. Uma   mesma pessoa pode receber mais de um encaminhamento.

1.054

Prontuário   – Pessoa   em acompanhamento

1.038

Acolhimento

311

CRAS

38

CREAS

181

CAPS

69

Centro POP

150

Delegacia de Polícia (BO)

81

Hospital de Base de Brasília

20

Hospital Regional da Asa Norte

10

Hospital Regional de Ceilândia

19

Hospital Regional de Taguatinga

11

Hospital Regional do Gama

11

Defensoria Publica

108

Na Hora

08

Centro de saúde

22

Benefício de Prestação Continuada

03

INSS

02

Fórum

02

Consultório na Rua

01

Cartório de Registro Civil

01

Ministério Público

01

Cartório Eleitoral

04

Vepema

01