Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/19 às 19h11 - Atualizado em 27/01/20 às 14h56

Sedes e Bombeiro reforçam parceria para 2020

COMPARTILHAR

Grupo de trabalho vai estudar ações para capacitação dos militares na área socioassistencial

 

Foto: Marco Soares/SEDES

Subcomandante e secretário Ricardo Gutarres criam grupo de trabalho

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e o Corpo de Bombeiros Militar vão instituir ação unificada de atendimento das famílias e usuários dos programas sociais da corporação no próximo ano. Para essa finalidade, nos próximos dias, vai ser formado um grupo de trabalho com servidores da secretaria para fazer os estudos para implantação dessa iniciativa.

 

Na tarde desta quarta-feira (11), durante solenidade no Auditório Cel. José Nilton Matos, na Academia de Bombeiro Militar do DF; o secretário Ricardo Gutarres e o Subcomandante Geral do CBMDF, Coronel Reginaldo Ferreira de Lima, assinaram a ordem de serviço para início das atividades do grupo de trabalho.

 

Os estudos têm três enfoques: atuação em casos de emergência e calamidade, Bombeiro Mirim e Bombeiro Amigo.

 

O objetivo é capacitar os militares a fazer os fluxos de acolhimento e encaminhamento mais adequados em casos como enchentes, desabamentos e afins; além disso, identificar vulnerabilidades dos inscritos nos programas, sejam crianças, jovens ou adultos; para que também procedam o devido encaminhamento para os serviços da Política de Assistência Social do DF.

 

Após o relatório do grupo de trabalho, uma portaria vai ser editada detalhando como devem ocorrer as ações.

 

CadÚnico

A atuação conjunta entre Sedes e CBMDF começou neste ano, quando os órgãos firmou parceria para reforçar nos procedimentos de averiguação, revisão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico).

 

Desde o início da parceria, que começou em abril e encerrou em outubro, oitenta e cinco bombeiros foram capacitados e atenderam em 19 grupamentos. Por meio desse reforço, foram disponibilizadas 32.080 vagas, seja via telefone 156 ou pelo site www.sedes.df.gov.br.

 

Ádamo Araujo