Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/12 às 20h30 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Secretária participa de Conferência Distrital de Políticas para Mulheres

COMPARTILHAR

(24/10/2011 – 16:24)

Na última sexta-feira, 21/10, a Secretária da Secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio, participou da abertura da 3ª. Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres.

A mesa de abertura foi composta pela Secretária de Estado da Mulher, Presidenta do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal,  Olgamir Amancia, Arlete Sampaio, da Sedest, Josefina dos Santos – Secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ana Helena Paixão – Secretária-Adjunta da Secretaria de Comunicação; Lúcia Camine, representando a Ministra Iriny Lopes – Secretária de Políticas para as Mulheres, Júnia Puglia, coordenadora de programas da ONU – Mulheres, Liege Rocha – Representando a FeDIM – Federação Democrática Internacional de Mulheres e a União Brasileira de Mulheres, o Professor José Geraldo Júnior, reitor da Universidade de Brasília, a Deputada Federal Erika Kokay – PT/DF, Danielle Martins – Representando o Ministério Público do Distrito Federal; Delegada Mônica, da DEAM, representando Mailine Alvarenga – Diretora da Polícia Civil do Distrito Federal e a Deputada Distrital Rejane Pitanga – PT/DF.

Em sua fala, a secretária da Sedest, Arlete Sampaio ressaltou a importância da Conferência. “Estamos em uma época histórica no Brasil, que é presidido por uma mulher e também no Distrito Federal, onde criamos uma secretaria para mulheres. Não podemos deixar que mulheres sofram mais crimes bárbaros. Esta Conferência é extremamente importante para garantirmos mais direitos a todas nós” afirmou Arlete.

Durante a abertura, foram homenageadas: a Jornalista Mara Régia di Perna e a Deputada Maria Laura Pinheiro. Logo após, aconteceram homenagens póstumas a Adnair França dos Santos e Neide Castanha que tiveram suas vidas dedicadas a causas relevantes na busca de uma sociedade mais igualitária com garantia de direitos. Também foram homenageadas Suênia Souza, morta pelo professor com quem tivera um romance e a copeira Vanessa Souza Ribeiro Santos, assassinada pelo próprio marido.

Durante a Conferência foi discutida a elaboração do  Plano Distrital de Políticas para as Mulheres, além de ter sido feita uma análise da realidade local na área social, econômica, cultural e de políticas para as  mulheres Também foram debatidos os desafios para a construção da igualdade de gênero com vistas a superação da pobreza extrema, o exercício pleno da cidadania e emancipação das mulheres.

O evento  aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2011, no Museu da República Honestino Guimarães, em Brasília e reuniu mais de 500 mulheres das 30 Regiões Administrativas do Distrito Federal.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183