Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/19 às 18h17 - Atualizado em 22/10/19 às 14h32

Restaurantes Comunitários dão dicas de alimentação saudável à população

COMPARTILHAR

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação Saudável, unidades promoveram atividade de educação alimentar e nutricional

 

Fotos: DivulgaçãoA Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, promove mensalmente a atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O objetivo é escolher um tema pertinente aquele mês e desenvolver uma ação que apresente dicas de saúde relacionadas às melhorias na alimentação.

 

Neste mês de outubro, o foco foi o Dia Mundial da Alimentação Saudável, comemorado no dia 16. Para celebrar a data, os Restaurantes Comunitários abordaram o tema “Nossas ações representam o futuro: alimentação saudável para um mundo de #fomezero”. Quem esteve nas unidades recebeu orientações para o aproveitamento integral dos alimentos e dicas de como evitar o desperdício.

 

No restaurante de Itapoã, por exemplo, estiveram crianças da Associação Sociocultural São Luís Orione (Asloi). Elas participaram de atividades lúdicas de cunho educativo, por exemplo, a montagem do pratinho saudável, e a descoberta dos sabores das frutas. Além de ouvirem atentamente às explicações, os pequenos ganharam uma sacolinha com frutas, doadas por uma empresa do setor alimentício do Distrito Federal.

 

O comando da atividade ficou por conta da própria subsecretária Luciana Carvalho Dias. Nutricionista de formação, ela e a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Dolores Ferreira, conduziram o trabalho com as crianças.

 

A Asloi é uma associação sem fins lucrativos tem como objetivo retirar crianças e adolescentes das ruas através de oficinas arte e cultura, como violão, violino, flauta e canto coral.

 

A próxima atividade de EAN ocorre em 7 de novembro em todos os Restaurantes Comunitários. Em alusão à campanha do Novembro Azul, o tema escolhido foi “Orientações nutricionais para a prevenção do câncer de próstata”.

 

Dia Mundial da Alimentação Saudável

 

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945. A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

 

Ádamo Araujo