Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/12 às 19h38 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Recanto das Emas realiza Pré-Conferência de Assistência Social

COMPARTILHAR

(05/09/2011 – 17:13)

Neste sábado (03), o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) realizaram a Pré-Conferência de Assistência Social do Recanto das Emas, na UNICESP, onde 113 pessoas estiveram presentes.

A vice-presidente do CAS-DF, Shirlei Aparecida, abriu a Pré-Conferência e presidiu a mesa de abertura. A subsecretária de Transferência de Renda, Patrícia De Marco apresentou o Plano pela Superação da Extrema Pobreza – DF Sem Miséria e a mesa temática “A Assistência Social e o Serviço Único de Assistência Social (SUAS)”. Outra mesa temática “Ações Locais da Assistência Social e do SUAS” foi apresentada pela coordenadora do CRAS Recanto das Emas, Lucimar Martins. Maria Elizabete Mendes, usuária dos serviços do SUAS, também participou da mesa, relatando como sua vida mudou com a utilização dos serviços. Na discussão que se seguiu, ficou evidente a importância da sociedade civil no controle social do DF Sem Miséria.

À tarde, trabalhos em grupos foram realizados para aprofundar as discussões e construir propostas. Na plenária final, houve apresentação, apreciação e deliberação das 34 propostas construídas, bem como a eleição de 22 delegados e 4 suplentes para a IX Conferência de Assistência Social do Distrito Federal.

Também participaram da Pré-Conferência a assessora especial do gabinete da SEDEST, Marlene Azevedo, o coordenador do COSE, Luciano de Oliveira, usuários dos serviços, trabalhadores do SUAS, representante da Administração Regional do Recanto das Emas, do Conselho Tutelar, entidades socioassistenciais como a Fenações e representações de lideranças locais.