Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/06/15 às 13h53 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Reabertura do Cose Gama Sul

COMPARTILHAR

Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos abre as portas para atender a comunidade

Brasília (19/6/2015) – O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Gama Sul, foi reaberto nesta sexta-feira (19). Desde outubro de 2012 a unidade estava fechada e um novo momento iniciou-se no Gama.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
cose4

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço realizado em grupos geracionais e intergeracionais, com a finalidade de complementar o trabalho social com as famílias atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Gama e prevenir a ocorrência de situações de risco e vulnerabilidade social. O SCFV é, portanto, parte integrante do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), principal serviço do Cras.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
cose11

O secretário de Estado de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Marcos Pacco, falou um pouco de sua trajetória. Ele nasceu no Gama, e disse que tudo é um processo e acontece passo a passo. Ele fez, também, um agradecimento especial aos servidores da secretaria que aceitaram o remanejamento que precisou ser feito. “É muito triste quando temos o servidor da própria unidade difundindo mentiras, dizendo que viríamos até aqui para fechar a unidade. Nós não viemos aqui para fechar, mas para abrir a unidade. Não somos coveiros, mas parteiros!”, desabafou. O secretário ressaltou que ampliará cada vez mais as parceiras com as entidades para que os Centros de Convivência tenham vida. A segunda medida a ser tomada no espaço será a construção da cobertura da quadra de esportes. “Sei que cada idoso e criança está feliz aqui, porque demos o primeiro passo: reinaugurar, reabrir. Tomem conta desse espaço, porque ele é de vocês!”, incentivou.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
cose10

A expectativa da nova coordenadora do Cose, Regina Caetano, é a de que, realmente, a unidade atenda e supra as necessidades da comunidade. A unidade estava fechada há algum tempo e isso foi uma perda muito grande. “Espero poder trabalhar e contribuir para que, efetivamente, os objetivos para os quais essa unidade foi criada, sejam cumpridos”, disse.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
cose12

A Diretora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Dicon), Roselita Cosmo de Sousa Sales, sabia da luta da comunidade e disse estar feliz por apoiar a comunidade. “Sabemos o quanto vocês esperaram por esse momento. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dá essa energia, vontade e motivação, para que vocês possam continuar fazendo a diferença nesse espaço”, afirmou.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
cose3

Carmelita dos Santos Santana falou em nome do socioeducandos. Ela disse que eles precisavam desse espaço, porque não tinham outro divertimento. “Estamos todos muito felizes de termos voltado para cá!”, exclamou.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
cose8

Com um discurso muito animado e positivo, a Administradora Regional do Gama, Maria Antônia, quebrou protocolos. Cumprimentou, em primeiro lugar, os idosos, por causa de sua história. Antes de ser Administradora do Gama, ela era Diretora Nacional do Sindicato dos Aposentados e, com isso, um grande vínculo foi criado. Para ela a política de difamação e de pessoas que querem fazer o mal à região, precisa acabar. “Não podemos trabalhar com a mentira! Temos de trabalhar no sentido de ajudar o nosso governador, Rodrigo Rollemberg, a administrar Brasília”. A administradora disse que na próxima segunda-feira (22), estará em seu gabinete com os representantes da Secretaria de Saúde para trazer o tão sonhado Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Gama. “A UPA virá primeiro e os médicos depois. Os concursos já estão sendo preparados”.  O Gama também terá sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). “Completaremos, agora, três Centros de Convivência no Gama”, finalizou.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
cose9

Foram realizadas reformas na estrutura da unidade, necessárias para a conservação do espaço e segurança dos usuários. A revitalização de equipamento público existente no Setor Sul do Gama, reafirma o compromisso da Sedhs em ampliar o atendimento à população.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
cose2

A reabertura contou, também, com a I Mostra de Artes “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, trabalho realizado pelos educadores sociais que executam o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em 17 Centros de Convivência e seis Centros de Referência de Assistência Social.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
Cose1

O objetivo do evento foi apoiar a criança, o adolescente e o idoso que estão em situação de vulnerabilidade social.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
cose7

Também estiveram presente, a assistente da Diretoria da Atenção Integral à Família (Daif), Márcia Canale, e o maestro, Roberto Farias, com a Orquestra de Cordas, que animou o evento.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183