Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/08/13 às 20h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Provimento Alimentar beneficia 2.200 catadores

COMPARTILHAR

Sedest firma parceria com cooperativas para fornecer alimentação aos catadores do Lixão da Estrutural

Os mais de 2.200 catadores e catadoras de materiais recicláveis que atuam no Lixão da Estrutural terão sua alimentação reforçada a partir da próxima sexta-feira (23) com o recebimento de pão, leite, queijo e iogurte. A Sedest investirá mensalmente cerca de 110 mil reais para garantir alimentação mais adequada e saudável aos catadores. Os alimentos adquiridos por meio do PAPA DF da Cooperativa COPAS serão entregues diariamente no Espaço do Catador no Lixão da Estrutural.

 

 SED3446

“Para a Sedest, garantir o acesso ao direito ao alimento é o primeiro passo para fortalecer o catador e catadora como protagonistas da suas histórias. Essa ação amplia a nossa parceria com os catadores de materiais recicláveis, visando a sua inclusão social e econômica, além de fortalecer a agricultura familiar por meio da aquisição de seus produtos”, reforçou Daniel Seidel, da Sedest, durante a solenidade.

 

O Termo de Compromisso foi assinado na manhã de hoje pelo secretário Daniel Seidel e pelos presidentes das cooperativas Ambiente, Construir, Plasferro, Copernóes, Coopere e Coorace. Cada cooperativa vai disponibilizar duas pessoas para entrar no rodízio de preparação dos lanches. As nutricionistas da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedest serão responsáveis pela capacitação. O ato contou com a presença da presidenta do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do DF (Consea), Abihail Ferreira, e da primeira dama do DF, Ilza Queiroz. 

 SED3528

Tenho satisfação imensa de participar de mais um momento de inclusão daqueles que mais precisam. A Sedest tem representado o GDF ao levar as políticas sociais para os catadores de materiais recicláveis, pessoas fundamentais para toda a sociedade. Garantir o lanche diariamente para os catadores é só o primeiro passo de muitos que daremos para incluir catadores e catadoras do DF”, declarou Ilza Queiroz.

A iniciativa atende a uma demanda histórica dos catadores de materiais recicláveis e faz parte do Plano pela Superação da Extrema Pobreza – DF Sem Miséria, que, entre outras ações, oferece apoio às organizações de catadores de materiais recicláveis por meio do Provimento Alimentar Institucional. A ação conta com a parceria do SLU, que disponibilizou espaço para cozinha, e da Cooperativa COPAS, que cedeu três freezers para o armazenamento adequado dos alimentos.

 SED3523

A ação foi construída pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e pela Subsecretaria de Fomento a Parcerias da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda em parceria com as organizações de catadores.