Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/12 às 19h51 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Prorrogadas as inscrições nos cursos gratuitos do PRONATEC – Brasil Sem Miséria

COMPARTILHAR

(02/02/2012 – 16:57)

Sedest, em parceria com Secretaria do Trabalho, SENAI, SESC e IFB, promove qualificação profissional para inserção produtiva dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF)

O Governo do Distrito Federal, em parceria com o PRONATEC – BRASIL SEM MISÉRIA e por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), inicia qualificação profissional de beneficiários do PBF. Essa é uma ação integrante do Plano DF Sem Miséria referente ao terceiro eixo estruturante: inclusão produtiva, geração de renda e emprego. A articulação com a Secretaria de Trabalho permitirá que o mercado de trabalho possa absorver esses profissionais.

O PRONATEC – BRASIL SEM MISÉRIA oferecerá, de imediato, 915 vagas em cursos de qualificação profissional aos beneficiários do PBF. Os cursos são gratuitos e ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). A Sedest fará ampla divulgação dos cursos por meio de cartazes e panfletos a serem disponibilizados em diversas unidades do Governo do Distrito Federal, tais como CRAS, CREAS, COSEs, Unidades de Acolhimento, Restaurantes Comunitários, além dos Postos de atualização cadastral.

Os CRAS serão as unidades responsáveis pela mobilização e pré-inscrição dos beneficiários do PBF. A mobilização dos beneficiários do PBF será dirigida àqueles que atenderem aos critérios de idade e escolaridade exigidos, conforme dados do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

Entre o dia 26 de dezembro deste ano e o dia 17 de fevereiro de 2012, serão realizadas as pré-inscrições nos CRAS. Em fevereiro, o SENAI, SENAC e IFB farão a confirmação da matrícula dos candidatos pré-inscritos mediante a apresentarão da documentação necessária. Para 2012, estão previstas 4.500 vagas do PRONATEC – BRASIL SEM MISÉRIA para atender o Distrito Federal.