Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/15 às 12h43 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Programa Fortalecendo Famílias

COMPARTILHAR

A capacitação dos servidores será nos dia 21, 22 e 23 de setembro

Será realizada, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC) do Guará, capacitação de servidores dos CRAS, COSE e dos trabalhadores de entidades conveniadas à Sedhs. O objetivo é formar facilitadores do Programa Fortalecendo Famílias. O Programa tem a finalidade de prevenir o uso e abuso de drogas, voltando-se para famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O Fortalecendo Famílias busca criar espaços de reflexão para que pais, responsáveis e filhos possam construir e desenvolver maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, visando uma boa convivência e o fortalecimento dos vínculos por meio do desenvolvimento de habilidades sociais.

Tendo como referência um programa desenvolvido pela Escola de Saúde e Assistência Social da Universidade do Oxford, no Reino Unido, denominado Strenghtening Families Program (SFP), a metodologia do Fortalecendo Famílias é composta por sete encontros. Esses encontros são baseados na premissa de que crianças e adolescentes se desenvolvem melhor socialmente quando os pais/famílias são capazes de estabelecer rotina e preceitos de convivência e de dar apoio adequado aos filhos.

No Brasil, o Ministério da Saúde, em parceria com o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes (UNODC), buscou a aplicação desta experiência para testar sua efetividade na realidade brasileira e, para tanto, solicitou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), no intuito de aplicá-la no âmbito da Assistência Social.