Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/18 às 15h16 - Atualizado em 7/11/18 às 11h54

Primeira unidade de recuperação de recicláveis é inaugurada

COMPARTILHAR

 

Com capacidade para processar 32 toneladas de materiais recicláveis por dia, foi entregue nesta terça-feira (3), a primeira Instalação de Recuperação de Resíduos de Brasília. A unidade fica na Usina de Tratamento Mecânico Biológico do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), no P Sul, em Ceilândia.

 

A inauguração do galpão contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, da Secretária da Sedestmidh, Ilda Peliz, da diretora-presidente do SLU, Katia Campos e outros secretários de Estado.

 

Na área construída de 3 mil metros quadrados trabalharão as cooperativas Plasferro e Coopere. A unidade tem capacidade para 180 catadores atuarem, sendo 90 em cada turno. E conta com duas esteiras, que recebem os resíduos e os direciona para o mezanino, onde ocorre a triagem. Os rejeitos seguem em contêineres para descarte.

 

A instalação tem ainda sala de reunião, refeitório, vestiários e escritórios. O custo da obra foi de R$ 4,925 milhões.

“Esses 180 trabalhadores atuavam no lixão da Estrutural, debaixo de sol e de chuva, ao lado de tratores e de caminhões, correndo risco de acidentes. Esta instalação significa uma transformação na vida dessas pessoas. É um salto civilizatório”, disse Rollemberg, durante a cerimônia desta manhã. “Trata-se de uma bela unidade onde os catadores poderão trabalhar com dignidade”, destacou Ilda Peliz.

 

A inclusão dos trabalhadores, com a melhoria das condições de trabalho, integra as ações que levaram ao encerramento das atividades do Lixão da Estrutural, após quase 60 anos de operação.

 

Mais quatro galpões de recuperação de resíduos serão entregues pelo Governo. O próximo será no SCIA, próximo à Estrutural.  Ele terá 168 postos de trabalho por turno e 3.500m2 de área.

 

Por: Rafael Secunho com informações da Agência Brasília