Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/18 às 15h04 - Atualizado em 29/10/18 às 12h07

Primeira Infância e desenvolvimento são temas de debate em conferência

COMPARTILHAR

 

A Secretária da Sedestmidh, Ilda Peliz, participou nesta terça-feira (20) da abertura da Conferência Internacional da 1ª Infância. Com o tema “O Poder do Investimento na Primeira Infância para o Desenvolvimento com Equidade”, o seminário promove o intercâmbio de experiências mundiais na área do desenvolvimento infantil. O evento contou hoje com a presença do presidente Michel Temer, e da primeira-dama Marcela Temer, que acompanharam Chefes de Estado e o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que falará na conferência.

 

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Unesco, a conferência discute políticas e programas governamentais para a 1ª infância – fase que compreende os seis primeiros anos da criança. Pesquisas mostram que os anos iniciais da vida são o período com maior “janela de oportunidades” para o desenvolvimento humano completo.

 

E o Brasil tem progredido nessa área de atuação, tendo entre suas conquistas a promulgação da Lei 13.257, conhecida como Marco Legal da Primeira infância. A criação do Programa Criança Feliz pelo MDS também reforça a implementação do marco legal. Um esforço no sentido de quebrar o ciclo da pobreza, reduzir a violência, diminuir a evasão escolar, entre outros ganhos sociais.

 

O ‘Criança Feliz’ tem como meta atender 4 milhões de crianças em todo o Brasil, tendo como prioridade famílias incluídas no Bolsa Família. Hoje, 300 mil já foram alcançadas pelo projeto.

 

“Fico satisfeita em saber mais de um programa como este, que tem se mostrado vitorioso ao atender cerca de 2 mil dos 5 mil municípios existentes. E trata-se de uma idade em que, segundo os estudos, se a criança tiver os cuidados essenciais, ela se tornará um adulto mais desenvolvido e um ser humano melhor”, destacou Ilda Peliz.

 

Chefes de Estado, estudiosos de diversos países e ONGs participam dos debates que vão até esta quarta-feira (21), em Brasília.

 

 

Por: Rafael Secunho

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183