Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/12 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Posse dos Conselheiros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do DF

COMPARTILHAR

Na quarta-feira (24), aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Buriti, a cerimônia de posse dos conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do Distrito Federal, representantes da sociedade civil, em sessão presidida pelo vice-governador, Tadeu Filippelli. Os conselheiros empossados terão mandato até 2014.

Ao todo são 36 conselheiros titulares, sendo 24 da sociedade civil, esses últimos foram selecionados e votados a partir de indicações de movimentos sociais, organizações civis e sindicais, instituições acadêmicas e educacionais, representantes dos movimentos populares, organizações de trabalhadores rurais e representantes do Movimento Negro, Povos e Comunidades Tradicionais como índigenas e comunidade cigana. Esses conselheiros representam 2/3 do número de votantes em plenárias, já que o governo, por Lei distrital aprovada na atual gestão, esta representado por 12 Secretarias de Estado no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Consea-DF).

Abiail Ferreira, representante da sociedade civil e presidenta do Consea-DF, destacou que no DF, assim como no Brasil, os hábitos alimentares têm gerado problemas de saúde pública, como a obesidade e a desnutrição. “Não podemos ficar passivos à alimentação inadequada. Precisamos propor soluções e cobrar dos órgãos do governo que realizem políticas que interfiram nessas questões”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, lembrou o significado e a importância da construção de um conselho com a participação da sociedade civil organizada. “Estamos criando inovações na política de segurança nutricional para melhorar os hábitos da nossa população. A representação diversificada garante um debate mais amplo, em que todos lutarão pelo mesmo ideal: alimentação adequada”, garantiu.

O vice-governador, Tadeu Filippelli, destacou o dinamismo e a essência do Consea. “O fato de o Consea ser formado em sua maioria por membros da sociedade civil mostra a vontade do governo em dar o papel de protagonista a ela. Vocês são o braço do governo onde ele não pode ir”, destacou o vice-governador, Tadeu Filippelli.

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutriocional do Distrito Federal – CONSEA – DF foi instituído pela Lei 4725 de 28/12/2011 e tem como principal missão monitorar e apoiar a implementação da Política Distrital de Segurança Alimentar e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN no âmbito do Distrito Federal.