Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/12 às 18h58 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Planaltina realiza Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

COMPARTILHAR

(15/07/2011 – 14:23)

 

Nesta quinta-feira (14), 241 pessoas de Planaltina, incluindo o Araporanga, discutiram o direito humano à alimentação adequada na Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional realizada, pela manhã, no Ginásio de Funções.

Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), Arlete Sampaio, o administrador Regional de Planaltina, Professor Nilvan Vasconcelos, o diretor Regional de Ensino, Mizael Barreto, a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Fátima Carvalho, o gerente de Segurança Alimentar e Nutricional de Planaltina, Aderaldo Pereira Dias, os coordenadores do CREAS/Planaltina, Dimas Caltagiromi, do CRAS Buriti IV, Áurea Branco Petitto, do CRAS do Arapoanga, Jaqueline Vieira Dias, do CRAS/Planaltina, Delma Borges, além de representantes do Conselho Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/DF), do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/DF), do escritorio local da EMATER, das Secretarias de Governo, de Educação e de Saúde, da Coordenadoria para Assuntos de Igualdade Racial (COPIR/DF), da comunidade cigana, da Pastoral da Criança, do Movimento dos Sem Terra (MST/Acampamento Oziel Alves/Pipiripau), associações e lideranças comunitárias.

O administrador de Planaltina, Professor Nilvam Vasconcelos, ressaltou a importância de espaços de diálogo como as Pré-Conferências Regionais e a III Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional para a discussão, com sociedade civil e governo, sobre a cadeia produtiva dos alimentos e o papel do Estado como regulador desse proceso. “Qual alimento queremos em nossa mesa?”, questionou o administrador.

A secretária Arlete Sampaio falou da importância dos mecanismos de controle dos programas para as pessoas receberem alimentos de qualidade. “Temos que ter cuidado com o dinheiro do povo, e focalizar os programas para aqueles que realmente precisam”, ressaltou a secretária. Ao falar do Plano pela Superação da Extrema Pobreza – DF Sem Miséria, em consonancia com o Brasil Sem Miséria do Governo Federal, enfatizou o desafio de romper o ciclo intergeracional da pobreza. “No DF, 23% da população extremamente pobre é chefiada por mulheres, não alfabetizadas, com filhos menores de 15 anos. Temos que dar condições aos filhos dessas mulheres de saírem da extrema pobreza.” E quanto à essas mães, “o GDF vai alfabetizar 10 mil mulheres este ano”, afirmou a secretária.

A subsecretária de Segurança Alimentar e Nurticional, Fátima Carvalho, contextualizou o tema e enfatizou que o direito humano à alimentação adequada é inalienável. “Os direitos humanos não são negociáveis. Não se pode trocar cesta básica por favores”, afirmou a subsecretária.

Na plenária final, após as discussões em grupo, os participantes apresentaram propostas como “desperdício zero” dos alimentos, articulação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) com a estratégia do Programa Saúde da Família, incluso da comunidade cigana nos programas sociais, o respeito às crianças vegetarianas na alimentação escolar e a importância do controle social de todas as políticas públicas.

O objetivo das Pré-Conferências Regionais é a ampliação da capacidade de mobilização e proposição de temas que debatam o acesso de cada brasileiro e brasileira à alimentação adequada e saudável, como também à soberania e segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal. Além disso, a realização das Pré-Conferências garantem a participação de atores sociais do governo e da sociedade civil nas discussões em sua região, respeitando assim, a especificidade local.

As Pré-Conferências, juntamente com a III Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada de 21 a 23 de agosto de 2011, em Brasília-DF, fazem parte do processo preparatório da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que terá como lema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos” e será a pactuação nacional pelo direito humano à alimentação adequada e saudável.

As inscrições para as próximas Pré-Conferências podem ser realizadas pelo site www.3conferenciadfsan.com.br