Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/12 às 14h37 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Parceria entre SEDEST e Instituto Berço da Cidadania visa promover, proteger e defender os direitos de crianças e adolescentes no DF

COMPARTILHAR

(15/03/2011 – 18:10)

  

 

Nesta manhã de terça-feira (15), a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), Arlete Sampaio e a presidenta do Instituto Berço da Cidadania, Eliana Carla Kobori assinaram dois Termos de Adesão e Parceria (Projetos Cuidando de quem cuida e Reconstruindo Vínculos) com o objetivo de promover o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes por meio do atendimento de qualidade nas entidades de acolhimento do DF.

A parceria será concretizada em ações conjuntas entre as entidades de acolhimento para crianças e adolescentes como o Abrigo Reencontro (Taguatinga Norte), Lar de São José (Ceilândia Sul), Casa Transitória de Brasília (Taguatinga Sul), Grupo Luz e Cura (Núcleo Rural de Sobradinho), Lar Infantil Chico Xavier (Núcleo Bandeirante) e Sociedade Cristã Maria e Jesus – Nosso Lar (Candangolândia) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada (CREAS) existentes nas regiões de abrangência das entidades de acolhimento citadas.

O projeto Cuidando de quem cuida, com duração de 10 meses, tem como objetivo capacitar profissionais que trabalham nos abrigos acima citados, e como meta, o aprimoramento ou elaboração de instrumentos como o Plano Político Pedagógico, Plano de Atendimento Individual e Plano de Acompanhamento Familiar. Esse Projeto foi desenhado para adequar os serviços de acolhimento às orientações técnicas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA e é patrocinado pelo próprio CONANDA e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Já o projeto Reconstruindo Vínculos, com duração de 24 meses, beneficiará 100 crianças e adolescentes dessas entidades de acolhimento, tendo como meta a promoção do retorno à convivência familiar dessas crianças e adolescentes. Esse projeto é patrocinado pela Petrobras.

O 1º Seminário Instituto Berço da Cidadania – Promovendo a convivência familiar, faz parte desses projetos e será realizado de 21 a 23 de março. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pelo site www.cuidandodequemcuida.org.br