Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/04/16 às 14h42 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Oficina de Sensibilização em Tráfico de Pessoas: Tecendo a Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no DF

COMPARTILHAR

A Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS) realizará na terça-feira (11/04/2016), a Oficina de Sensibilização em Tráfico de Pessoas: Tecendo a Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no DF, no Centro de Treinamento e Capacitação da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH).

O objetivo da oficina é mobilizar, sensibilizar e mapear a rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Distrito Federal e Entorno. A ação faz parte do ciclo de palestras que ocorrem desde 2015. Esta edição acontecerá por meio de parceria entre a SEJUS e a SEDESTMIDH. 

O Evento será voltado aos profissionais que atuam na Proteção Social Especial da SEDESTMIDH, bem como gestores públicos, órgãos da administração pública e privada, e parceiros da sociedade civil, interessados em participar da capacitação para ampliar sua participação no planejamento e execução de políticas públicas de combate à prática. Serão discutidas as estratégias e desafios das políticas migratórias e de atendimento às vítimas de tráfico de pessoas no âmbito do DF com os gestores envolvidos na rede de atenção.

 PROGRAMAÇÃO

Data: 11 de abril de 2016 (terça – feira).

Horário: 14 horas.

Local: Centro de Treinamento e Capacitação.

Endereço: SRIA, Qe1, Conjunto K, 145, Guará I. 

14:00 – ABERTURA.

14:15 – INTRODUÇÃO: Importância da formação em enfrentamento ao tráfico de pessoas: 

Palestrante: Annie Carvalho – Diretora da Diretoria de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça e Cidadania.

a) Exibição de Vídeo para ambientação ao enfrentamento ao tráfico de pessoas;

b) Dinâmica Conceitual Tráfico de Pessoas: Exposição de conceitos relacionados ao tráfico de pessoas; 

c) Dinâmica de Migrações: Atividade para compreensão do conceito de migração;

d) Debate sobre a Política e o Plano Nacional e Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

 15:45 – APRESENTAÇÃO: Importância do Trabalho em Rede para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, considerando aspectos relacionados ao atendimento e o papel da DPU. 

Palestrante: Dr. Paulo Cirino – Representante da Defensoria Pública da União no Comitê Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 

16:15 – DEBATE.

BREVE INTERVALO.

16:30 – DINÂMICA DE FLUXOGRAMA: Estudo de Caso para explorar os conceitos de: sujeito de direitos, sistema de garantia de direitos e intervenções técnicas em rede voltadas para os usuários que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal, social e institucional.

 17:30 – ENCERRAMENTO.