Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/13 às 18h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Ministro da Noruega conhece unidades da Sedest

COMPARTILHAR

Ministro da Noruega conhece unidades da Sedest

Em visita ao Brasil, Heikki Holmås conhece CRAS e Restaurante Comunitário

O Ministro do Desenvolvimento Internacional da Noruega, Heikki Holmås, esteve no Brasil nos dias 23 e 24 de janeiro como parte de visita à América Latina, para a elaboração de um Relatório sobre Distribuição Igualitária, Democracia, Crescimento e Distribuição. Com o objetivo de conhecer as inovações e as boas práticas do Brasil em relação ao crescimento inclusivo e à redução das desigualdades sociais e da pobreza, a comitiva da Noruega visitou nessa quinta-feira o CRAS do Varjão e o Restaurante Comunitário de Sobradinho II.

SED 0087

Acompanhado de comitiva da Noruega, o Ministro foi recebido por Fernanda Oliveira, coordenadora do CRAS do Varjão, Valéria Gonellli, Secretária Adjunta da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e Carolina Suaid, Coordenadora da Proteção Social Básica, da Sedest.

SED 0043

Erismar da Silva e Verônica Martins, que são acompanhadas pelo CRAS do Varjão, participaram da atividade e contaram suas experiências pessoais para o Ministro. Dona Erismar elogiou o atendimento recebido e explicou que, para ela, o CRAS é também um local de informações sobre direitos. “Aqui nos CRAS conhecemos os nossos direitos, as leis, somos encaminhados para os locais para conseguir trabalho, o atendimento faz a gente ter autoestima. Estava tendo problemas com meu filho de 9 anos, ele estava terrível, não sabia mais o que fazer. Com as oficinas, os grupos, tudo melhorou, meu menino não quer deixar de ir ao Serviço de Convivência e eu até perdi a timidez, falo mais”, contou.

SED 0016

Heikki Holmås contou que veio ao Brasil, pois as estatísticas demostram que nos últimos 10 anos houve muitos avanços em relação a inclusão social. “Os dados mostram que a situação das famílias pobres melhorou, por isso quis ver de perto essa realidade”, disse.

A comitiva norueguesa contou com Aud Marit Wiig, Embaixadora da Noruega no Brasil, Kjersti Rødsmoen, Chefe da Seção da América Latina do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, Sissel Hodne Steen, Ministra Conselheira da Embaixada da Noruega no Brasil e Trine Jøranli Eskedal, Chefe da Secretaria do Ministro do Desenvolvimento Internacional.  

SED 0202

O Ministro Heikki também visitou o Restaurante Comunitário de Sobradinho II, onde almoçou, conversou com beneficiários da unidade e conheceu um pouco da política de Seguranças Alimentar e Nutricional desenvolvida no Distrito Federal.