Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/20 às 17h03 - Atualizado em 15/05/20 às 14h11

Michelle Bolsonaro conhece o Alojamento Provisório do Autódromo

COMPARTILHAR

Instalações e serviços prestados à população em situação de rua foram apresentados pela secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha

 

Michelle percorreu às instalações da unidade acompanhada da secretária Mayara Rocha. Fotos: Renato Raphael/Sedes

 

Em uma visita de cerca de meia hora, a primeira-dama Michelle Bolsonaro conheceu o Alojamento Provisório do Autódromo Nelson Piquet, na manhã dessa quarta-feira (13). Em companhia da secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, ela pode entender o funcionamento do local montado para receber pessoas em situação de rua durante o isolamento social necessário em virtude da pandemia do novo coronavírus.

 

Além das instalações com estrutura de dormitórios, banheiros, lavatórios, refeitórios, área de TV e demais espaços, ela observou alguns dos serviços prestados, como o acompanhamento em saúde feito pelo Consultório na Rua, fruto de uma parceria com a Secretaria de Saúde, a entrega dos documentos de identidade, feitos pela unidade móvel da Polícia Civil; além de outras ações como oficinas de produção artesanal, jogos lúdicos e afins. Tudo, sempre, respeitando as regras de prevenção e combate à Covid-19.

 

“É bom saber que o Governo do DF tem esse olhar especial para as pessoas mais vulneráveis nesse momento da pandemia e ver a solidariedade, ver o voluntariado, as pessoas ajudando”, destacou Michele. “Fiquei feliz em perceber que realmente essas pessoas estão recebendo o isolamento adequado”, complementa.

 

Uma ilustre visitante que recebeu o carinho tanto da primeira-dama quanto da secretária, amantes dos animais, foi a cadelinha Pandora. Uma vira-lata de menos de um ano de vida, que faz a alegria e aquece o coração das pessoas abrigadas no alojamento.

 

Mayara Rocha fez questão de ressaltar para Michele Bolsonaro que, além dessa unidade no Plano Piloto, outro espaço semelhante está em vias de ser inaugurado em Ceilândia. “Nosso objetivo é oferecer a esse público a possibilidade de cumprirem o devido isolamento, mas, sempre, com a dignidade e o respeito que toda vida humana merece”, enfatiza.

 

Após a passagem pelo autódromo, a primeira-dama Michelle e a secretária Mayara foram ao Brasília Palace Hotel, em visita de cortesia ao programa Sua Vida Vale Muito – Ação Hotelaria Solidária, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), que é coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), para proteger idosos sem moradia adequada da Covid-19. Lá encontraram-se com a secretári Marcela Passamani, onde estão acolhidas 300 pessoas com 60 anos ou mais selecionadas pelo programa.

 

Alojamento Provisório

O alojamento provisório instalado no Autódromo Internacional Nelson Piquet recebe a população em situação de rua do Distrito Federal desde 7 de abril. A estrutura montada nos paddocks do autódromo, que está desativado desde 2014, oferece dormitórios, banheiros, área para a lavagem de roupas e alimentação. O espaço tem a capacidade de receber até 200 pessoas.

 

O cidadão não é obrigado a ficar lá o dia todo, mas existem horários e regras de convivências que precisam ser respeitadas. A medida visa proteger as pessoas vulneráveis e dar a assistência adequada. A secretaria ainda ressalta a recomendação de higiene pessoal e o distanciamento mínimo preventivo para evitar qualquer possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus.

 

Ádamo Araujo