Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/20 às 13h05 - Atualizado em 21/05/20 às 13h10

Live debate o enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

COMPARTILHAR

Discussão vai envolver especialista da Secretaria de Desenvolvimento Social e de universidades com foco nos desafios do Assistência Social nesse período de pandemia da Covid-19

 

Em alusão à campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, que ressalta o 18 de Maio como dia e mês de combate à exploração ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, especialistas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promovem live, nesta sexta-feira (22), com o objetivo de debater os desafios desse trabalho em tempos de pandemia da Covid-19.

 

O encontro, ao vivo, tem como tema ‘O Suas e o enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes’. O debate está previsto para iniciar às 9h30 e será transmitido por meio do canal SEDES-DF no Youtube, plataforma de streaming, e terá como moderador o diretor de Serviços Especializados a Famílias e Indivíduos da Sedes, Felipe Areda.

 

O debate contará com a participação de Karen Costa, mestra em Psicologia Social e Clínica pela PUC-Goiás e de Aline Pinho, que é mestra e doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). “Um dos slogans do 18 de maio é ‘Esquecer é permitir, lembrar é combater’. Com base nisso, podemos dizer que é uma campanha que tem como objetivo tirar do escuro situações que são sempre cercadas de isolamento, sofrimento e segredo”, destaca Aline Pinho.

 

De acordo com a pesquisadora da UnB, falar sobre violência sexual gera desconforto e inquietações difíceis de lidar já que é um tema cercado de muitos mitos e tabus. “Esse ano, mais do que nunca, é imprescindível lembrar, marcar e enfrentar o silêncio que cerca essas situações de violência, pois estamos fisicamente afastados. É importante encontrar formas e caminhos de permitir que esse silêncio não se fortaleça”, complementa Aline.

 

Além dessa live, outras ações do tipo estão previstas. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social vai promover uma série de bate-papos informativos sobre a Política de Assistência Social e seus temas correlatos.

 

“Trata-se de uma estratégia para garantir a continuidade de plano de formação permanente dos trabalhadores e interessados no tema, mesmo em um contexto em que precisamos evitar aglomeração”, explica a subsecretária de Assistência Social, Kariny Alves. De acordo com ela, além de reunir profissionais experientes e qualificados no assunto, é uma forma de valorizar os servidores que, ao longo de tantos anos, se debruçam sobre o tema.

 

No último dia 15, a Sedes promoveu live em celebração ao Dia do Assistente Social. A Transmissão teve pico de mais de 170 pessoas, simultaneamente, e mais de 800 reproduções.

 

SERVIÇO

Live O Suas e o enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Sexta-feira (22 de maio)

A partir das 9h30

Canal SEDES-DF no Youtube, https://bit.ly/2WYu4j0

 

Ádamo Araujo