Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/19 às 19h18 - Atualizado em 11/12/19 às 10h54

Jovens do Centro de Convivência participam de filme inscrito no Festival de Cinema

COMPARTILHAR

Curta é fruto de oficina promovida na Estrutural, na qual eles tiveram noções de atuação, produção, roteiro e direção cinematográfica

 

Fotos: SSP

Dentre os vários filmes da programação, o 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro exibe, nesta quinta-feira (28), uma produção particularmente importante para o público da assistência Social do Distrito Federal. A Terra Em Que Pisar, de Fáuston da Silva, conta com a participação de 25 jovens inscritos no Programa Caminhos da Cidadania e executado pelo Centro de Convivência da Estrutural.

 

Esses jovens participaram de oficina de cinema, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). As atividades ocorreram entre o último trimestre de 2018 e o início deste ano.

 

Além da atuação nas cenas como atores ou figurantes, eles participaram dos processos de filmagem, pré-produção e apoio técnico, entre outros. Durante as oficinas, os jovens tiveram noções de produção, roteiro e direção de cinema.

 

Fáuston, o idealizador e diretor do curta, é policial militar. Além disso, ele é cineasta e usa o cinema nas atividades de prevenção à criminalidade e ao uso de drogas realizadas pelo Governo do Distrito Federal.

 

O cenário do filme é a região administrativa da Estrutural. A película conta a história de uma família que, mesmo diante de dificuldades econômicas, não desiste de lutar por um futuro melhor. A produção aborda ainda questões relativas à ocupação urbana desordenada.

 

A produção do curta teve apoio da Secretaria de Cultura, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

 

Sobre o Diretor

Formado em Audiovisual pela Universidade de Brasília, Fáuston da Silva é diretor e roteirista de uma longa lista de filmes que foram premiados nos mais importantes festivais do mundo, tais como o de Clermont-Ferrand na França, além de comercializados para companhias aéreas internacionais e para TVs como o Canal Plus Espanha, Polônia e norte da África. É roteirista e diretor do longa-metragem O Manual do Herói.

 

Elenco Principal

Márcia Costa, Sarah Andrade, Genivaldo Sampaio e Andrade Júnior

 

Ficha Técnica

Empresa produtora: Hoje Filmes; Produção executiva: Tatianne da Silva; Direção de produção: Liana Farias; Roteiro: Fáuston da Silva; Direção de fotografia e operação de câmera: André Xará; Direção de arte: Nadine Diel; Assistente de Câmera: Daniel Souza; Operação de som: Hudson Vasconcelos; Assistente de som: Arthur Egydio; Trilha sonora: Juninho Nascimento; Mixagem: Maurício Fonteles; Montagem: Tiago Esmeraldo; Distribuição: Hoje Filmes

 

Exibição

Hoje, às 18h

Cine Brasília

Locais: Complexo Cultural de Planaltina, IFB Recanto das Emas e Complexo Cultural de Samambaia

Entrada gratuita

 

Com informações da SSP e da Agência Brasília