Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/12/20 às 18h16 - Atualizado em 3/12/20 às 18h18

Iniciativa da Sedes é premiada por reduzir tempo de resposta de demandas do cidadão

COMPARTILHAR

Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social reduziu de 20 para 10 dias o prazo interno de resposta dos setores técnicos, aumentando resolutividade das demandas de 27% para 40%.

 

 

Reduzir o tempo de resposta para, no máximo, 10 dias e atender às demandas da população com uma linguagem simples e objetiva. Esse foi o objetivo do projeto “Diminuição interna dos prazos para resolução das demandas do sistema OUV-DF”, implementado em junho pela Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), uma das iniciativas vencedoras do 5º Concurso “Melhores Práticas em Ouvidoria Pública”, da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal.

 

O concurso premia as Ouvidorias de órgãos do GDF e entidades que obtiveram bons resultados em projetos implementados nos serviços de ouvidoria interno. Os vencedores foram anunciados em uma live da Controladoria-Geral do DF, responsável pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, no dia 19 de novembro.

 

“Com esse novo sistema, conseguimos reduzir de 20 para 10 dias o prazo interno de resposta dos setores técnicos, o que apresentou uma melhora significativa na resolutividade das demandas de 27% para 40% nos últimos meses”, destacou a ouvidora da Sedes, Ana Maria Moreira, que idealizou o projeto quando assumiu o cargo em maio na nova gestão.

 

“Quando entrei na Sedes, a convite da secretária Mayara Noronha Rocha, conversei com as áreas técnicas para produzirmos respostas mais rápidas, mais objetivas e claras para a população. Mesmo com um aumento de 40% da demanda da Sedes em meio à crise gerada pela pandemia da Covid-19, conseguimos obter a compreensão dos setores técnicos, que acolheram a ideia do projeto”, conta. “Fiquei sensibilizada e preocupada em dar uma resposta mais rápida para o nosso público, que já está em situação de vulnerabilidade”.

 

Os assuntos mais demandados à Sedes são informações referentes ao programa Prato Cheio, DF sem Miséria e Bolsa Família.

 

Outro avanço, segundo Ana Maria Moreira, foi reduzir o tamanho da Carta de Serviços que fica disponível no site da Sedes e explica os programas e o trabalho da Secretaria. “Quando cheguei quis atualizar a Carta de Serviços, que antes tinha mais de 100 páginas. Ainda estou atualizando para melhorar ainda mais a didática”.

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, participou da live da CGDF, no anúncio dos vencedores. “A Sedes foi reconhecida pela redução no prazo de resposta, em um momento em que a Secretaria está sendo demandada demais por causa da pandemia. É importante mencionar que, com o atendimento remoto, nós conseguimos expandir. A população que nunca teve acesso às unidades da Sedes, agora consegue atendimento. Ou seja, aumentou a quantidade de pessoas que acessam a Secretaria, mas também aumentou a resolutividade das respostas. Quero dar parabéns à equipe”, comemorou.

 

Concurso

 

O 5º Concurso “Melhores Práticas em Ouvidoria Pública” é uma iniciativa da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal e conta com a parceria de órgãos integrantes da Controladoria-Geral do Distrito Federal. O concurso tem objetivo de estimular, reconhecer, fortalecer e premiar iniciativas feitas pelas ouvidorias seccionais que compõem o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (SIGO-DF).

 

Neste ano, foram inscritas dez práticas, que foram analisadas por uma comissão avaliadora composta por servidores da CGDF. Além da Sedes, foram premiados projetos da Ouvidoria do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania.

 

Ouvidoria-Geral do DF

 

A Ouvidoria-Geral do DF é uma Subcontroladoria da Controladoria-Geral do DF e órgão central do Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – responsável pela coordenação dos trabalhos das Ouvidorias Especializadas localizadas em cada órgão do GDF. Essas ouvidorias trabalham de forma integrada e elaboram junto às respectivas áreas técnicas as respostas para as reclamações, denúncias, sugestões, elogios e informações.

 

No caso de denúncias, as Ouvidorias Especializadas poderão cadastrar e responder, mas a análise e o encaminhamento é realizado pela Ouvidoria-Geral do DF. O contato com o serviço de ouvidoria poderá ser feito pelo site https://www.ouv.df.gov.br/#/ ou pelo telefone 162.

 

Cynthia Ribeiro

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183