Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/20 às 17h55 - Atualizado em 6/05/20 às 17h55

Informações: Bolsa Família, DF Sem Miséria e Bolsa Alfa

COMPARTILHAR

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social informa que, conforme Portaria nº 335, de 20 de março de 2020 – Ministério da Cidadania, a partir de abril de 2020, não haverá cancelamento de benefícios do Programa Bolsa Família das famílias que:

 

– Precisarem atualizar o Cadastro Único por estarem inclusas nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral – 2020;

– Estiverem com o Bolsa Família bloqueado ou suspenso por descumprimento de condicionalidades (faltas às aulas e/ou por não realizarem o acompanhamento nos postos de saúde e/ou pré-natal de gestantes);

 

Os benefícios do Bolsa Família, que estiverem bloqueados ou suspensos pelos motivos apontados em março de 2020, serão liberados automaticamente no mês de abril de 2020.

 

Já os benefícios do DF Sem Miséria que estiverem bloqueados serão liberados em até 45 dias após a liberação do Bolsa Família.

 

As famílias que já estiverem com o Bolsa Família cancelado neste mês de março, deverão aguardar o retorno dos atendimentos da SEDES para que o Cadastro Único seja regularizado.

 

Atenção: todas as famílias que forem beneficiadas pelo Auxílio Emergencial terão os benefícios do Bolsa Família suspensos por 3 (três) meses. Após o término deste período as famílias voltarão a receber o Bolsa Família normalmente. Entretanto, mesmo para as famílias que recebam o Auxílio Emergencial os valores do DF Sem Miséria e Bolsa Alfa serão pagos normalmente. As famílias podem consultar os valores e status do DF Sem Miséria e Bolsa Alfa por meio do site do Portal da Transparência – GDF:

 

Os saques do Bolsa Família e do DF Sem Miséria estarão disponíveis conforme o calendário de pagamentos de 2020, abaixo, que define o dia de liberação conforme o último dígito do NIS de cada beneficiário.

 

O NIS de cada beneficiário está registrado no cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão, mas caso você não tenha o cartão pode consultar o NIS aqui ou pelo aplicativo Meu CadÚnico (Android ou IOS)

 

Os saques do Bolsa Família e DF Sem Miséria devem ser efetuados com o cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão, preferencialmente, em caixas eletrônicos.

 

Os beneficiários que não possuem cartão poderão efetuar o saque nas agências da Caixa Econômica Federal, mediante apresentação de Carteira de Identidade (RG) e CPF originais.

 

As agências da Caixa estão funcionando em horário diferenciado de 10h às 14h somente para os casos que não podem ser resolvidos pelo telefone ou pela internet, como o saque do Bolsa Família e DF Sem Miséria sem cartão.

 

O horário de 10h às 11h é reservado somente para as pessoas que estão em grupos de risco de contaminação do Coronavírus (Idosos; Diabéticos; Hipertensos; Quem tem insuficiência renal crônica; Quem tem doença respiratória crônica (asma, bronquite, etc.); Quem tem doença cardiovascular; Gestantes; Nutrizes).

 

O acesso às agências é limitado para que não haja acúmulo de pessoas nas dependências.

 

Caso precise ir a uma agência, vá sozinho e confira se o seu benefício do Bolsa Família está liberado pelo telefone: 08007072003 (ligação gratuita), pelo site ou pelo aplicativo do Bolsa Família.