Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/15 às 20h59 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Inaugurada Central de Vagas de Acolhimento e Atendimento Emergencial

COMPARTILHAR

Unisuas beneficiará crianças, adultos, idosos, pessoas com deficiência e famílias

Brasília (15/05/15) – Foi inaugurada, nesta sexta-feira (15), a Central de Vagas de Acolhimento e Atendimento Emergencial (Unisuas), da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social – Sedhs, que funcionará 24 horas. O objetivo é gerenciar a oferta de vagas de acolhimento para todos os segmentos (crianças, adolescentes, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, adultos e famílias) junto às unidades de acolhimento.

 

A Central de Vagas qualificará o fluxo de atendimento do serviço de acolhimento, com maior controle, auxílio às unidades e aos órgãos demandantes, facilitando o acesso e gerando economia aos cofres públicos, pois não haverá mais a necessidade de ligar para todas as unidades, para saber da existência de vagas.

 

Atualmente, a Sedhs possui cinco unidades de acolhimento de execução direta, que ofertam mais de 200 vagas, e 21 entidades socioassistenciais conveniadas que, juntas, somam mais de 900 vagas no acolhimento. As solicitações podem ser feitas pela comunidade, pelas unidades da Sedhs, pela Rede Socioassistencial, por entidades não governamentais, órgãos do governo, entre outros.

                                                                                   Foto: Edson Gês – Ascom/SedhsCV1

O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco, abriu o evento parabenizando a todos os assistentes sociais pela data comemorativa de 15 de maio, dia do Assistente Social, ressaltando a importância da população em poder contar com profissionais capacitados no serviço da assistência social. O secretário acrescentou que a inauguração é um primeiro passo, que vai mostrar as virtudes do serviço e também os defeitos, para que possa ser melhorado.

 

Márcia Rollemberg, esposa do governador e colaboradora do governo, também é assistente social e esteve presente na inauguração. Segundo ela, o assistente social traz o dom do cuidar em seu DNA e tem ali uma grande missão. Fabiana Pinheiro, da Promotoria de Justiça Civil e de Defesa dos Direitos Individuais Difusos e Coletivos da Infância e Juventude, reforçou a importância da Central de Vagas para o acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade.

                                                                                   Foto: Edson Gês – Ascom/SedhsCV4

A Unisuas foi criada em maio de 2012, por meio do Decreto n.º 33.668/2012. É uma unidade de funcionamento ininterrupto, que tem como forte característica a prontidão no atendimento e o foco no atendimento emergencial. Executa serviços e ações de contingências e de calamidade pública, como enchentes, incêndios, situações de desabrigos, no período noturno e nos finais de semana. Apesar de constar na antiga estrutura desta pasta, a nova configuração da Unisuas amplia as competências da unidade que, além do atendimento emergencial contínuo, será responsável pela gestão das vagas de acolhimento do DF.

 

Serviço:

A Central de Vagas de Acolhimento e Atendimento Emergencial (Unisuas) funciona 24 horas, no endereço SGAS 614/615, lote 104, Asa Sul, Brasília-DF.