Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/12 às 13h02 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Inauguração do primeiro Centro Pop do Distrito Federal

COMPARTILHAR

(09/07/2012 – 19:10)

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz e o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, inauguraram na última sexta-feira (6) o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Ainda na ocasião, o governador assinou o Decreto que institui a Política de Inclusão Social para População em Situação de Rua do Distrito Federal e a Ordem de Serviço para a construção de Unidade de Acolhimento. Compareceram a cerimônia o ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, além das ministras do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

O secretário Daniel Seidel, falou emocionado sobre a conquista de inaugurar a primeira unidade, que terá o objetivo central de identificar demandas emergenciais da população em situação de rua e encaminhá-las para os demais equipamentos públicos. “Temos o objetivo de cuidar e fazer valer o direito da população em situação de rua, esse é um compromisso daqueles que integram a SEDEST e o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), essa é uma marca do nosso governo”, reforçou.

 “Essa inauguração tem um grande significado. Nesses espaços há o acolhimento e se estabelece o vínculo, a relação de confiança e o respeito profundo pelas pessoas. Abrimos a porta para uma nova perspectiva social”, destacou o governador Agnelo Queiroz, que garantiu que até o fim do ano não haverá pessoas dormindo nas ruas do DF.

A ministra Tereza Campello salientou a importância do Centro, e reforçou: “A população não quer favor. Quer garantia de seus direitos”. A ministra disse ainda que o local representa a política que deve ser desenvolvida para todos, que é agregadora: “Não queremos construir um centro de assistência social especializado em população de rua, na periferia, longe de onde essa população se localiza”, finalizou.


Serviços

O novo Centro Pop do Distrito Federal, localizado na Asa Sul, no endereço SGAS 903 Conjunto C, será também espaço de guarda de pertences, de higiene pessoal e lavagem de roupas. Ao Centro será integrada uma das equipes do Núcleo Especializado em Abordagem Social (NUASO), que realiza ações nas Regiões Administrativas de Brasília, Cruzeiro, SIA, Lago Sul, Lago Norte e Sudoeste/Octogonal. Segundo pesquisa sobre a População em Situação de Rua do Distrito Federal, realizada pela Universidade de Brasília (UnB) com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP/DF), nessas regiões se encontram 31,5% da população de rua adulta do DF. A equipe de abordagem social é composta por Educadores e Educadoras Sociais que atuam em uma perspectiva politico-pedagógica de fortalecimento do protagonismo e garantia de direitos dessa população.