Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/18 às 10h43 - Atualizado em 23/11/18 às 10h43

Idosos acolhidos na UNAI ganham exposição no Museu Nacional

COMPARTILHAR

 

O projeto “Histórias Pintadas: ateliê de pintura com idosos acolhidos” chega ao Museu Nacional da República para uma exposição distinta. Os artistas não são nomes conhecidos, mas sim idosos acolhidos pela Unidade de Atendimento para Idosos –UNAI.  Ali, eles apresentarão suas telas pintadas ao longo do ano na unidade. E que vieram como prêmio para cada um desses que vivem acolhidos, após passarem por histórias de vida difíceis.

 

A exposição será inaugurada às 19h30, desta terça (27), no anexo do Museu Nacional. A partir do dia 28, estará aberta ao público para visitação. Encerra em 2 de dezembro. São 40 quadros e 25 fotografias de tamanhos variados que contam histórias e emoções de 10 idosos participantes do projeto. A entrada é franca.

 

ATELIÊ

 

Iniciado como curso de extensão da Universidade de Brasília (UnB) pela estudante de Artes Visuais Camilla Dantas, o projeto das ‘histórias pintadas’ levou um ateliê para os idosos da UNAI, em Taguatinga. Com a parceria da gerente da unidade, Daiane Guedes, o grupo disponibilizou, além de material de pintura, temáticas de cunho emocional para a inspiração dos pintores.

 

O resultado encantou. E o material já começou a se tornar conhecido no final de setembro, com uma exposição na Universidade de Brasília, como parte da Semana de Extensão da Universidade. A estudante, idealizadora do projeto, teve a orientação da professora Tatiana Yokoy durante o processo.

 

A iniciativa, desde o começo, é voluntária e sem apoio financeiro ou patrocínio. Para a produção da exposição no Museu, o grupo contou com a ajuda de colaboradores diversos e doações online.

 

 


SERVIÇO:

HISTÓRIAS PINTADAS: ATELIÊ DE PINTURA COM IDOSOS ACOLHIDOS

Abertura: Dia 27 de novembro, 19h30, no anexo do Museu Nacional da República.

Visitação: Dia 28 de novembro a 2 de dezembro, das 9h às 18h.

Endereço: Setor Cultural Sul Lote 02 – Esplanada dos Ministérios

 

Por: Rafael Secunho