Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/15 às 20h05 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

I Mutirão Sustentável do Centro Pop Taguatinga

COMPARTILHAR

 

Na manhã de hoje, 24/04, o Centro Pop Taguatinga deu início à coleta seletiva com a realização do I Mutirão Sustentável.

                                                                           Foto: Geovane Santos
centro pop tagua 02

 

Coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos, e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.
 
A coleta seletiva também funciona como um processo de educação ambiental, na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

                                                                            Foto: Geovane Santos
centro pop tagua 04
 
Atualmente o Centro Pop distribui dois lanches diários aos usuários do serviço, o que produz uma quantidade razoável de embalagens Tetra Pak (papel), canudos (plástico) e restos de frutas (orgânico). Daí surgiu a preocupação em se praticar a coleta seletiva na unidade, fazendo valer a consciência ambiental.
Os inscritos no evento puderam aprender sobre o Parque Ecológico Lago do Cortado, que é uma área de preservação ambiental e fica localizada na parte de trás do Centro Pop Taguatinga, e participaram de uma oficina sobre consciência ambiental e coleta seletiva.
                                                                                          Foto: Geovane Santos
 centro pop tagua
Diversas atividades foram realizadas no espaço externo da unidade: limpeza do ambiente, instalação de lixeiras de coleta seletiva, construção de uma composteira para armazenar o lixo orgânico produzido na unidade que, transformado em adubo após 2 meses, servirá para nutrir a horta.
Ao final das atividades houve um almoço de confraternização e uma  apresentação de MPB com o educador social, Luciano Paiva.
                                                                                       Foto: Geovane Santos
centro pop tagua 07
O objetivo dessa atividade foi despertar, nos usuários e servidores, a consciência ambiental, o cuidado com o espaço público e meio ambiente, além de fortalecer os vínculos.