Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/19 às 8h14 - Atualizado em 27/06/19 às 8h34

GDF promove ações de conscientização sobre universo infanto-juvenil

COMPARTILHAR

A Secretaria de Desenvolvimento Social atua com parcerias em atividades referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

Divulgação

 

Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada,  drogada, espancada, estuprada e morta, no Espírito Santo, em 18 de maio de 1973. Mesmo com uma grande repercussão na época, esse crime ficou impune. Para lembrar esse caso e garantir mais segurança a crianças e adolescente, o Governo do Distrito Federal organiza, nesta semana, uma série de ações em parceria.

 

Desde o início da semana envolvida em ações de conscientização sobre cidadania e segurança, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), nesta sexta (17), promove atividades voltadas ao tema. São ações que remetem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data oficialmente criada em 2000.

 

A primeira manifestação ocorre na feira da Fercal, onde, a partir das 8h, a unidade local do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) fará uma intervenção, da qual participam o conselho tutelar, a administração local e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Sobradinho participarão do movimento

 

Outras regiões também se mobilizam. Às 8h30, tendo como ponto de partida o Cras, que fica ao lado da 4ª Delegacia de Polícia do Guará, haverá uma caminhada na qual várias escolas já confirmaram presença.

 

Já no Gama, por volta das 9h, os Centros de Convivência Gama Leste, Oeste, Sul, Cras e Creas Gama participarão de um projeto com a administração regional, o conselho tutelar e a rede de proteção da cidade. O evento será na Praça do Castelinho, no Gama Oeste. A programação terá a tradicional Caminhada Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, além de diversas apresentações culturais.

 

Próximas ações

No sábado (18), no Taguaparque, a partir das 9h, a Rede Taguatinga/Águas Claras/Vicente Pires promove palestras e oficinas do tema para a família. O trabalho envolve o Cras e o Creas de Taguatinga, os conselhos tutelares das regiões, a Secretaria de Saúde e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

 

Confira a programação

 

Na próxima segunda-feira (20), no Areal, o Cras levará ao Caic local uma oficina sobre o tema. Realizado em parceria com a Rede Taguatinga Sul, o evento conta com participação de representantes do MTDFT e da Universidade Católica de Brasília (UCB), entre outras entidades. Cerca de 300 crianças são esperadas.

 

Também na próxima semana, no dia 24 (sexta-feira), a Rede Social do Núcleo Bandeirante fará uma caminhada em alusão ao dia 18 de maio, data marcada pela morte de Araceli. A partida está marcada para as 8h30, no CEM Urso Branco, localizado na 3ª Avenida.

 

Ádamo Araujo