Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/09/20 às 12h48 - Atualizado em 18/09/20 às 13h01

Programa Bolsa Maternidade

COMPARTILHAR

O Programa Bolsa Maternidade, que pode ser acessado em http://www.bolsamaternidade.sedes.df.gov.br, tem como objetivo oferecer o suporte material necessário para os primeiros dias do bebê.

O benefício é ofertado em bens de consumo e vai atender mães de família com renda per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo. Também é necessário comprovar residência no DF há pelo menos seis meses. Também têm direito ao benefício  pessoas em situação de rua incluídas na Política de Assistência Social.

A bolsa – entregue na própria maternidade, junto ao banco de leite, onde é feito o parto – é composta por body fechado, cobertos, cueiro, culote, macacão longo, macacão curto, meia, toalha, casaco com capuz, fralda descartável, lenço umedecido e pomada anti-assadura. Vale destacar que, em caso de gêmeos, trigêmeos ou mais o benefício é concedido na mesma quantidade dos nascidos vivos.

“Todas as fases da criança são importantes, mas os primeiros dias de vida são aqueles em que o bebê está completamente vulnerável. Então, decidimos estar mais próximas das famílias neste momento”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

“Mas lembrando sempre que precisa ser um acompanhamento contínuo e, por isso, para as fases seguintes já está instituído o Criança Feliz Brasiliense”, acrescenta.

As mães que integram o programa Criança Feliz Brasiliense também têm direito ao Bolsa Maternidade. Nesse caso é até mais fácil, pois o cadastro delas já está aprovado previamente e não precisa passar pelas análises documentais necessárias.

Mesmo se a mamãe não solicitar o benefício até o nascimento do bebê, ela pode fazer o pedido até 30 dias após o parto.

 

 

Para mais informações clique aqui: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/05/10/gdf-lanca-o-bolsa-maternidade/