Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/18 às 11h42 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Ex Bolsistas de Israel, de programas humanitários reconhecem a importância dos projetos de voluntariado de Brasília

COMPARTILHAR

 

Brasília, é a segunda unidade da Federação  que apresentou mais crescimento nas ações de  voluntariado. Está entre São Paulo e Recife.

 

O  Portal do Voluntariado (www.portaldovoluntariado.df.gov.br) ligado ao Programa  Brasília Cidadã é um canal para os interessados em algum trabalho voluntário, se  credenciarem. E  há dois anos,  desde a criação, mais de 17 mil pessoas já se inscreveram no Portal e habilitaram-se à capacitação para atuar como voluntários.

Saúde, Educação e Cultura são as maiores  áreas de interesse.

 

Nesta última segunda-feira, (17/09)  25 representantes de Associações dos Ex-bolsistas de Israel, da América Latina e  Caribe, Mashav, foram recebidos no Palácio do Buriti   pela Colaboradora do Governo, Márcia Rollemberg, a Secretária de Estado da Sedestmidh, Ilda Peliz e a Secretária Adjunta Joana Mello, responsável pela coordenação do Brasília Cidadâ. Os Ex-bolsistas de Israel, país líder no mundo em voluntariado, conheceram as principais  ações culturais  desenvolvidas em parcerias com Embaixadas e outros  organismos internacionais, principalmente voltadas à crianças e jovens.  E sensibilizaram-se com  os trabalhos no campo da saúde pública.

 

A Secretária de Estado, Ilda Peliz, voluntária há mais de 22 anos, discorreu em um discurso informal a trajetória de Executiva Financeira à incentivadora de projetos  na saúde, com Organizações Sociais não Governamentais, até a construção do Hospital do Câncer José Alencar, após a  perda de uma filha.

 

Os 22 anos de voluntariado  de Ilda Peliz foram reconhecidos e sensibilizaram os  ex- bolsistas de Israel. E foi convidada para ir à Buenos Aires, onde será  condecorada no Senado da Argentina, em outubro de 2019, com uma comenda de valorização pelos trabalhos voluntários.

 

É o segundo ano que os Ex-bolsistas da Mashal, condecoram ações de voluntariado no Brasil. A primeira voluntária a receber o título, foi a Assistente Social e madrinha do Brasília Cidadã, Márcia Rollemberg.