Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/13 às 16h25 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Encontro debate o desenvolvimento social no DF e na RIDE

COMPARTILHAR

SED 0423

Na terça-feira (7), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda realizou o Encontro ”Desenvolvimento Social no Distrito Federal e na RIDE pela Superação da Extrema Pobreza”. A atividade teve como objetivo a troca de experiência sobre o Cadastro Único para Programas Sociais como instrumento de identificação de famílias pobres e extremamente pobres e de direcionamento de políticas, bem como a formulação de ações para superação da extrema pobreza na região da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). 

A mesa de abertura contou com a presença do Secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal, Daniel Seidel, do Secretário de Estado do Entorno do Distrito Federal, Arquicelso Bites, do Secretário de Estado de Cidadania e Trabalho do Estado de Goiás, Henrique Arantes, do Secretário Nacional de Renda de Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome/SENARC- Luis Henrique Paiva.

Daniel Seidel comentou o motivo de propor e preparar o encontro. “Realizamos esse encontro com  desejo de integrar as políticas públicas de inclusão. Toda essa construção é no intuito de promover a troca de experiências e o entrosamento daqueles que promovem o desenvolvimento social nos municípios”, disse.

SED 0688

A primeira mesa debateu os plano Brasil e DF sem Miséria. O Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal foi abordado na segunda mesa. Na terceira, destacou-se a importância do O Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) do Programa Bolsa Família e o Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD-SUAS), além de orientações sobre a utilização visando aprimoramento das ações.

O encontro reuniu prefeitos e prefeitas, Secretários de Assistência Social da RIDE, Secretários Nacionais do MDS, Secretários de Estado do DF, além de Subsecretários e assessores da SEDEST. Estiveram presentes representantes de Cocalzinho (GO); Formosa (GO); Cristalina (GO); Planatina (GO); Luziania (GO); Valparaíso (GO); Água Fria (GO); Cidade Ocidental (GO); Cabeceira Grande (MG); Buritis (MG); Unaí (MG); Vila Boa (GO); Santo Antônio do Descoberto (GO); Abadiânia (GO) e membros da Secretaria de Cidadania e Trabalho de Goiás.