Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/08/16 às 19h34 - Atualizado em 29/10/18 às 12h07

Embaixador de Malawi recebe jovens brasilienses

COMPARTILHAR

A Unidade de Acolhimento para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (Unacas) fez uma visita oficial a Embaixada da República do Malawi, na quarta-feira, 10 de agosto. A delegação de Brasília foi recepcionada pelo embaixador Edward que falou sobre o país e apresentou pontos de semelhança entre sua cultura e a dos brasileiros.

A Unacas atua com adolescentes do sexo masculino, essencialmente negra. Muito se fala sobre a importância de se valorizar e proteger esta parte da sociedade que por séculos foi explorada, escravizada e excluída.

Por isso, acredita a Unacas que só com uma educação formativa, na qual as origens ancestrais e territoriais são reconhecidas é que torna prossível uma mudança na visão futura de jovens em peculiar situação de desenvolvimento. A Unacas reconhece a importância de apresentar homens negros em condição de autoridade, como o conselho de diplomatas de Malawi, para jovens acolhidos.

Nesta visita, a delegação conheceu a extensão territorial do Malawi, seus pontos turísticos e eventos culturais mais importantes. Um ponto que o Oficial de Chancelaria apresentou muito bem foi a importância do respeito aos mais velhos que lá no Malawi é tão valorizada e que aqui no Brasil também se faz muito presente em na legislação.

Movimentos de sensibilização cultural como este devem ser cada vez mais freqüentes na rotina da nossa casa de acolhimento Unacas, diz Jean Marcel, coordenador de Proteção Social Especial, da Subsecretaria de Assistência Social, vinculada à Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Ele acredita na superação de problemas a partir do fortalecimento de autoimagem e autoestima dos jovens.