Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/08/15 às 19h35 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

COMPARTILHAR

Hoje (19) aconteceu o primeiro Pop Rua

O evento foi uma ação comunitária, em parceria com órgãos governamentais e entidades privadas, voltado para as pessoas em situação de rua do Distrito Federal. Andréia Ribas, subsecretária de Assistência Social, descreveu o evento: “É um marco por ser o primeiro Pop Rua de Brasília no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. O movimento tem uma representação significativa da população de rua e representantes governamentais e não governamentais que lutam em prol dessa população.

O evento foi uma parceria entre várias Secretarias do Distrito Federal, entre elas: a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social, distribuindo os lanches e dando apoio ao evento; a Secretaria de Estado do Trabalho e do Empreendedorismo, emitindo carteiras de trabalho; a Secretaria de Estado de Saúde, com o Consultório na Rua aferindo pressão arterial  com consultas médias e distribuindo preservativos; a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, entregando cartilhas contra o uso das drogas e divulgação e prevenção da politica de enfretamento ao tráfico de pessoas, comércio ilegal de seres humanos; a Secretaria de Estado de Educação, com a Escola dos Meninos e Meninas do Parque que trabalha exclusivamente com a população de rua.

Foto: Edson Gês – Ascom/Sedhs
pop

Houve a distribuição de escovas de dentes, creme dental e  instrução de higiene bucal básica oferecidas pelos estudantes da Unieuro em parceria com o Sesc. O Movimento Rosa Brilhante do Itapoã fez o trabalho de pintura facial nas crianças, brincou, fez terapia, etc. A Casa do Ceará em Brasília disponibilizou 20 pessoas para realizar cortes de cabelo/barba das pessoas em situação de rua. A Casa Santo André fez o trabalho de abordagem com os usuários.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
pop 

Houve a apresentação dos projetos Equinócios que, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura e parceria da Sedhs, irá realizar várias atividades artísticas pelos próximos anos e hortas comunitárias grátis no Centro Pop e na Escola Meninos e Meninas do Parque. O Brechó de Rua, totalmente voluntario, marcou presença e há dois anos, com lojas itinerantes, ajuda as pessoas em situações de rua que podem pegar roupa e cortar cabelo/barba.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
pop2

O governador Rodrigo Rollemberg ficou feliz com o evento e refletiu sobre o dia: “É um dia de reflexão, é um dia de luta, é um dia que, mais do nunca, devemos nos unir para vencer enormes desafios de injustiça social que perduram há anos no nosso país e na nossa cidade.

O secretário Marcos Pacco falou sobre o maior desafio da Secretaria hoje no Distrito Federal: “O maior desafio é levar as pessoas em situação de rua a superar essa situação, como a Antonia (Antonia Cardoso, ex-moradora de rua, representante do Movimento de população em situação de rua) e como tantas outras pessoas superaram. Sabemos que não é uma tarefa fácil e Assistência Social não vai se furtar só ao seu papel que é articular a rede.”

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs

pop5

Durante o evento aconteceram várias apresentações musicais e Denis, morador de rua, entregou um documento com as reinvindicações da população em situação de rua para o governador, Rodrigo Rollemberg,  e o secretario, Marcos Pacco.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
pop6