Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/08/17 às 21h40 - Atualizado em 29/10/18 às 12h07

Dia do Psicólogo é celebrado em sessão solene da Câmara

COMPARTILHAR

Em solenidade em homenagem ao Dia do Psicólogo, na manhã desta quinta-feira (24), o presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT), disse aos profissionais presentes que a felicidade depende do tripé conhecimento, projeto de vida e reconhecimento do outro. “E o que estamos fazendo aqui hoje é um reconhecimento a vocês, psicólogos”, declarou, ao acrescentar que o “principal ativo do conhecimento são as pessoas, e ninguém é melhor para entender de gente do que o psicólogo”.

Também o deputado Wasny de Roure (PT) defendeu o “reconhecimento público” a esses profissionais.  “O psicólogo é um visionário que se aventura a partilhar dramas humanos complexos, que ergue os que sofrem dos abismos mais atrozes”, definiu. Além do aspecto individual da atuação, Wasny enfatizou o “trabalho social” desenvolvido pelos profissionais, que estimulam “a convivência tolerante” na vida em sociedade. O distrital salientou ainda que “o momento político que atravessamos em nada contribui para a paz emocional, sendo os psicólogos cada dia mais necessários”.

Concurso – Wasny anunciou a aprovação na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de dotação para a realização de concurso para preenchimento de até trezentas vagas para psicólogos na Secretaria de Saúde. A informação foi ratificada pelo secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Antônio Gutemberg Souza.

Segundo Gutemberg, a essência do trabalho da secretaria é o atendimento a quem está “numa faixa de vulnerabilidade” e citou, como exemplo, a Casa da Mulher Brasileira, voltada às mulheres vítimas de violência. Já o trabalho dos psicólogos da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF, de acordo com o representante do órgão, Aurélio Araújo, está voltado à “complexa área do atendimento socioeducativo”. O desafio daquela secretaria é a busca de ferramentas que propiciem esse atendimento, disse.

Profissão do futuro – Atualmente existem cerca de 300 mil psicólogos no País, sendo que oito mil atuam no DF, de acordo com o psicólogo Jorge Ponciano Ribeiro, um dos homenageados de hoje com o certificado de honra ao mérito. “Entre as profissões do futuro está a Psicologia, porque o ser humano é corpo e alma”, declarou.

A memória da atuação da categoria no DF foi relatada pela presidente do Conselho de Psicologia do DF, Vanuza Salle. Ela lembrou a composição da primeira diretoria, da qual participou o psicólogo João Cláudio Todorov, ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB). Salle ainda apontou que a jurisdição do conselho compreende, atualmente, as regiões administrativas do DF e que uma das funções históricas da entidade é zelar pela ética profissional.

 
Franci Moraes – Coordenadoria de Comunicação Social