Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/15 às 19h46 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Dia da Família no Cras Varjão

COMPARTILHAR

Palestra com psicóloga, sorteio de brindes e um café da manhã marcaram o evento.

Brasília (28/8/2015) – O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Varjão realizou na manhã desta sexta (28) o “Dia da Família”. A comunidade local participou de uma palestra sobre relacionamentos familiares, ministrada por uma psicóloga, além de sorteio de brindes para os participantes.

Edson Gês – Ascom/Sedhs
CV5

De acordo com a coordenadora do Cras Varjão, Rosane Helena Violin, a realização de eventos como o “Dia da Família” contribui para a integração da comunidade e da própria equipe de trabalho, além de trazer informação aos usuários da unidade. “O nosso trabalho aqui é dar acesso à informação e promover a integração da comunidade, por isso a ideia de fazer uma palestra sobre famílias com a psicóloga e, também, promover a integração com o café da manhã”, destacou.

Edson Gês – Ascom/Sedhs
CV9

De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o trabalho social com famílias atendidas nos Cras deve utilizar ações culturais para o cumprimento de seus objetivos, ampliando o universo de informação e proporcionando novas vivências às famílias. “Em agosto comemora-se o dia dos pais, por causa desta data, para que ela não passasse em branco, resolvemos realizar este evento. Como a gente observa que existem famílias diversificadas, constituídas só pela mãe, só pela avó, decidimos por fazer o dia da família”, ressaltou Rosane.

Edson Gês – Ascom/Sedhs
CV1

Psicóloga há 37 anos, Sandra Baccara trouxe reflexões acerca dos relacionamentos familiares, das responsabilidades compartilhadas entre pais e mães na criação dos filhos e da representação familiar no modelo de afeto e carinho que as crianças reproduzem. “A gente precisa voltar a valorizar a família, seja ela de que modelo for, pai e mãe, mãe e filho, pai e filho, famílias homoafetivas, os avós com netos, nós precisamos requalificar isso, porque nossas crianças e nossos adolescentes estão pedindo isso”, afirmou Sandra.

Edson Gês – Ascom/Sedhs
CV8

A população local compareceu ao evento e participou efetivamente, fazendo perguntas e contando depoimentos e experiências. Erismar da Silva Pereira, 38 anos, moradora do Varjão e usuária do Cras, classificou o dia como maravilhoso e esclarecedor: “Eu achei uma maravilha! Achei sensacional a psicóloga conversando, esclarecendo algumas coisas que a gente estava na dúvida. Achei bacana, é muito legal quando acontecem essas coisas aqui no Cras. Eu sempre participo”, disse Erismar.

Edson Gês – Ascom/Sedhs
CV6

A participação da comunidade agradou palestrante e coordenadores do evento. Para Sandra, foi uma surpresa ver a comunidade participando e ouvir das crianças e dos adolescentes as suas necessidades. “Eu tive um grande aprendizado aqui, hoje, da proteção, do cuidado, do limite, do respeito, das falas que eu ouvi das pessoas aqui do Varjão. Eu saio daqui muito grata, muito feliz, dando parabéns à Sedhs por este trabalho”, concluiu a psicóloga.

Edson Gês – Ascom/Sedhs
CV4

Rosane ressaltou que o “Dia da Família” atendeu às expectativas do grupo: “Foi um sucesso! Adorei a participação da comunidade, a participação da psicóloga, da equipe e de todos que estiveram envolvidos. Estou muito Feliz”, finalizou a coordenadora.

Edson Gês – Ascom/Sedhs
CV7

No Cras do Varjão são realizadas oficinas com ênfase na reflexão, abordando temas diversos e, ainda, oficinas de artesanato como forma de gerar renda. Os encontros são gratuitos e acontecem todas as segundas e quintas, no período da tarde. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é oferecido na unidade para crianças e adolescentes, com aulas de artes plásticas (pintura, desenho, confecção de máscaras).