Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/11/14 às 19h39 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

DF é referência de políticas sociais para o Maranhão

COMPARTILHAR

 SED2578

O Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Osvaldo Russo, recebeu, na tarde desta quarta-feira (05), o Deputado reeleito (PSDB) pelo Maranhão, Neto Evangelista. O Deputado, que já foi indicado pelo Governador eleito (PCdoB), Flávio Dino, para ocupar a pasta de Desenvolvimento Social no estado, veio conhecer a experiência do DF no enfrentamento da pobreza e no combate às desigualdades sociais.

A partir de 2011, com a implantação do Plano DF Sem Miséria, foi possível complementar a renda mensal transferida pelo Programa Bolsa Família e, pela primeira vez na história do DF, foi possível reduzir a desigualdade de renda. O Distrito Federal também cumpriu e superou as metas do Objetivo 1 do Milênio – Acabar com a Fome e a Extrema Pobreza, assumidas pelo Governo Federal junto às Nações Unidas. Atualmente, o DF possui menos de 3% da população com renda inferior a R$ 140,00 per capita, superando tecnicamente a extrema pobreza e a pobreza, segundo os parâmetros estabelecidos pela ONU.

Para Osvaldo Russo, a visita demonstra que o trabalho realizado no DF tem sido reconhecido nacionalmente e pode ser referência para outras unidades da federação. “Uma das razões para o DF ter se destacado nacionalmente no combate à pobreza é que as políticas sociais sempre foram articuladas e executadas em parceria com o Governo Federal. A implementação do Cadastro Único, a complementação do DF Sem Miséria, que reconhece a desigualdade de renda, além da qualificação dos serviços do SUAS, por meio de sua principal porta de entrada que é o CRAS, foram fundamentais para os resultados alcançados”, explica.

“A prioridade do Governador é enfrentar a pobreza no estado do Maranhão de forma efetiva. Queremos conhecer experiências que auxiliem a superar as desigualdades no nosso estado. A ideia é estruturar e unificar a assistência social em uma só pasta para vencer os inúmeros desafios”, comentou Neto Evangelista.

O Secretário Osvaldo Russo ainda se colocou à disposição para ajudar na estruturação da pasta no Maranhão e auxiliar na articulação com o Governo Federal.