Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/09/13 às 21h41 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Delegação Venezuelana visita CRAS Veredas em Brazlândia.

COMPARTILHAR

Na última sexta-feira (23), o Centro de Referência de Assistência Social de Brazlândia (CRAS Veredas) recebeu a visita de comitiva Venezuelana, composta por Luis Quintana, Diretor Geral do Gabinete do Vice-presidente do Conselho de Ministros para a Área Social; Miguel Bermúdez, Presidente do Fundo de Poupança Familiar da “Grande Missão Filhos da Venezuela” e Secretário Econômico da Vice-Presidência do Conselho de Ministros para a Área Social; e Orangel Rivas, Assessor da Presidência do Instituto Nacional de Estatísticas da Venezuela. A comitiva estrangeira foi acompanhada por Claudia Pavão da Silva Gasser, Assessora Técnica da Assessoria Internacional do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 

1

A visita teve como objetivo conhecer na prática a operacionalização do Cadastro Único para Programas Sociais e a interface deste com as políticas públicas, em especial as políticas sociais e o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família e suas condicionalidades, com vistas ao estudo de viabilidade para aplicação das condicionalidades em um programa de transferência de renda na Venezuela.

Os visitantes foram recebidos pela Coordenadora do CRAS, Daiana Silva de Brito, que apresentou as instalações e fez rápida explanação sobre os serviços oferecidos pelo CRAS, pelas Unidades de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 

“O acompanhamento é fundamental para a emancipação das famílias beneficiárias, é ele que auxilia no rompimento do ciclo de vulnerabilidade social e, principalmente, estimula o protagonismo das famílias e seus integrantes”, declarou a Coordenadora do CRAS. 

Antonio Carlos de Brito, assessor técnico responsável pelo Setor de Cadastro e Transferência de Renda (SECAT) na Unidade, esclareceu os detalhes e informações contidas no Cadastro Único, bem como conduziu os visitantes à sala de atendimento do SECAT para que observassem o atendimento realizado no CRAS em relação ao Cadastro Único. 

2

Para finalizar a visita, a Comitiva ouviu o depoimento de Ana Cris Vieira Sá, beneficiária do Bolsa Família, acompanhada pelo CRAS, e que tem filhos inseridos no Serviço de Convivência.

“É muito bonito ver o trabalho desenvolvido pelas Unidades da Sedest, o Cadastro Único é uma ferramenta importante para o trabalho social. Com a apresentação, percebemos como é importante o trabalho de acompanhamento às famílias beneficiárias e que ele auxilia na superação das vulnerabilidades sociais”, finalizou Luis Quintana, Diretor Geral do Gabinete do Vice-presidente do Conselho de Ministros para a Área Social.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183