Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/13 às 15h18 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Crianças do COSE conhecem tribo indígena

COMPARTILHAR

kaririiii

Na quinta-feira (25), meninos e meninas do COSE Granja das Oliveiras participaram de atividade que promoveu visita à Aldeia dos índios Kariri-Xocó. A programação durou uma semana, e possibilitou a ida de oito Coses, ao povoado que está localizado na Reserva Indígena do Bananal, próxima ao Setor Noroeste.

O objetivo foi promover ações que estimulassem nas crianças, adolescentes, jovens e idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o reconhecimento, a valorização e sentimento de preservação da cultura brasileira e indígena.

 

kariri3

 

A Cacica Tanoné Kariri Xocó acompanhada de integrantes daquela comunidade, apresentou a Aldeia para crianças, os costumes e tradições dos Kariri. No final do passeio, danças e cânticos saudaram os visitantes. “É muito importante para nós que o GDF se esforce para trazer vocês aqui, para conhecer nossa cultura, nossa tradição. O homem branco não pode esquecer de que o índio é sagrado, e merece respeito, pois representa a essência da cultura do país”, ressaltou Tenoné.

 

kariri2

A educadora social, Gliede Carla Gomes, do Centro, agradeceu a receptividade da tribo e comentou a intenção lúdica e pedagógica da visita. “Nós preparamos as crianças para essa visita com a intenção de apresentar na prática, o que a teoria mostra nos livros. A nossa vontade é despertar no olhar deles, a partir de hoje, outra vivência”, disse.

 

Os Kariri – Xocó

 

kariri4

 

Há mais de cem anos, uma das consequências da política fundiária de Império, foi a extinção das aldeias Xocó da ilha fluvial.Com a invasão, os índios buscaram refúgio na outra margem do rio, junto aos Kariri de Porto Real de Colégio.

Kariri (ou Kirirí) é nome recorrente no Nordeste e evoca uma grande nação que teria ocupado boa parte do território dos atuais estados nordestinos desde a Bahia até o Maranhão. As referências a Xocó (ou Ciocó) remontam ao século XVIII.A estrutura familiar dos kariri – Xocó é semelhante às populações rurais. A liderança da aldeia está dividida entre “cacique” e “pajé”.

Reza a lenda, que o primeiro chefe indígena Kariri – Xocó, deu aos índios já batizados com nomenclaturas portuguesas, sobrenomes de origem indígena. Até hoje nomes como Suíra, Taré, Nindé, Piragibe, entre outros, fazem parte dos costumes dos Kariri – Xocó.