Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/16 às 18h24 - Atualizado em 29/10/18 às 12h07

Creas realizará atividade para mais de 170 idosos

COMPARTILHAR

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Brasília realizará uma manhã de atividades com direito a café da manhã, palestra e oficinas exclusivas no próximo dia 25. O evento é destinado aos 173 idosos referenciados na unidade, pois é em alusão ao Dia Internacional do Idoso, que é comemorado sempre na data 1° de outubro.

Essa atividade faz parte do serviço de Fortalecimento de Vínculos, que pertence ao PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos e ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, no Creas Brasília – SGAS 614/15, bloco G, lote 104. Atualmente, a ação atende um terço do público total referenciado na unidade.

O serviço garante à orientação e atenção a promoção de direitos, fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais aos idosos em situação de vulnerabilidade.  A equipe da unidade proporciona atividades lúdicas, oficinas educativas e de qualidade de vida e bem-estar. E também realiza visitas domiciliares, atendimentos individuais, familiares e em grupo. O Creas Brasília pertence a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh).

O órgão conta com mais 17 Centros de Convivência (Cose) e duas unidades conveniadas que também realizam este Serviço. Além de mais quatros Centro de Referência Assistência Social (Cras) – Arapoanga, Guará, Núcleo Bandeirante e São Sebastião, que realizam atividades especificas para a terceira idade, através do programa Mestre dos Saberes com oficinas de entretenimento e lúdicas com o público. No mês de agosto estas 23 unidades atenderam 1044 idosos.

Para garantir o total bem-estar desse público, a Sedestmidh também tem soluções para os que precisam de um lar temporário ou de longa permanência. São cerca de 50 vagas destinadas para idosos na Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias (UNAF – Areal), 35 vagas na Unidade de Acolhimento para Mulheres (UNAM – Casa Flor), 20 vagas de permanência provisória na Unidade de Acolhimento para idosos (UNAI – Casa Viva) e mais 229 vagas de longa permanência em 4 unidades conveniadas. 

A Secretaria também possui a unidade do Passe Livre e fornece gratuidade no transporte público para idosos, pessoas com deficiência, deficientes auditivos e visuais, com insuficiência renal, câncer e cardiopatia. São 75 mil pessoas beneficiárias do programa no DF.  O equipamento fica localizado na Estação Cidadania – 112 Sul, no mesmo local do Conselho do Idoso, que também é gerido pela pasta.

SAIBA MAIS:

Em 2016, o 26º. Dia Internacional das Pessoas Idosas celebrado pela ONU tem o tema: “Tome uma posição contra o envelhecimento”.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem por objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.


 

Por Camila Piacesi

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183