Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/12/20 às 19h11 - Atualizado em 1/12/20 às 19h12

Creas da Diversidade vira exemplo nacional

COMPARTILHAR

Referência em atendimento especializado, unidade inspira modelo do mesmo padrão em cidade cearense

 

Uma comitiva do governo do Ceará esteve nesta semana no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Diversidade, na Asa Sul. O objetivo da visita técnica foi colher informações para a instalação de um equipamento parecido em Juazeiro do Norte, a terceira cidade mais populosa do estado, com cerca de 280 mil habitantes.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte, Sandoval Barreto, há um projeto de lei avançado para a implementação do serviço. “Viemos aprender com a experiência e os estudos de caso dos profissionais daqui do Distrito Federal”, explica.

 

Apoio técnico

Para a coordenadora da Proteção Social Especial do Ceará, Mônica Goldim, mais que focar em Juazeiro do Norte, a ideia é tentar levar um equipamento desse tipo para outras localidades. “A ideia é que o Ceará possa avançar com esse apoio técnico dado pelo GDF”, projeta a gestora.

 

Durante as atividades em conjunto, a equipe brasiliense pôde apresentar alguns casos sem expor as pessoas envolvidas, demonstrar métodos de atuação, explicar fluxos das demandas e relatar o trabalho do Serviço Especializado de Abordagem Social, peça fundamental no atendimento à população em situação de rua.

 

“O trabalho realizado pelo Diversidade é muito específico e extremamente técnico, pois lida com públicos direcionados e que carecem de atenção diferenciada”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

 

Entenda o Creas da Diversidade
O Creas é dividido em unidades públicas de assistência social que atendem as pessoas em situações de violência ou de violação de direitos. O Creas da Diversidade (SGAS 614/615 Lote 104, Asa Sul) é equipamento voltado especificamente a atender situações de discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia ou religiosidade.

 

Ádamo Araujo