Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/03/17 às 15h19 - Atualizado em 29/10/18 às 12h07

Cras Varjão presta homenagem às mulheres

COMPARTILHAR

Nesta segunda-feira, o encontro com os adultos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Varjão foi em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A educadora Isabela Neri explicou que o Dia é para lembrar a luta das mulheres, na época da Revolução Industrial, quando eram exploraras com jornadas exaltivas de trabalho e ganhavam menos que os homens.

Ela passou um curta chamado “Acorda Raimundo, Acorda…”, com o relato de uma história que inverte os valores, a esposa sustenta a casa e o marido cuida do lar e dos filhos. Após a exibição, os usuários discutiram sobre o filme. Questões sobre o papel da mulher e do homem dentro do casamento, se essa definição realmente existe e a Lei Maria da Penha foram debatidas.

Na ocasião, os usuários receberam um travesseiro, o presente simboliza o descanso que todas e todos merecem. No Varjão o encontro com os adultos acontecem sempre nas manhãs das segundas-feiras.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos pertence ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e faz parte da política de assistência social da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) do Governo Rollemberg. É realizado com grupos organizados de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivência, desenvolver o sentimento de presença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência.

Atividades do Cras Varjão

Nas tardes de quintas-feiras, o Cras, unidade da Sedestmidh, realiza uma oficina com ênfase na reflexão, com a psicóloga Ana Carolina Boquadi, para as famílias do PAIF.

Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6 a 14 anos, com a educadora Carmem Zampieri, ocorre toda quarta-feira no período matutino e vespertino.

 

Por: Camila Piacesi