Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/15 às 20h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do DF realiza reunião bimestral

COMPARTILHAR

A plenária ocorreu para discutir plano de fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan

Brasília (6/10/2015) – Na manhã desta terça (6), no auditório do Centro de Treinamento e Capacitação (CTC) do Guará, ocorreu reunião bimestral do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do DF.

Edson Gês – Ascom/Sedhs
SED 4906
A plenária teve por objetivos a discussão do plano de fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a formação dos grupos de trabalho para divulgação, mobilização e monitoramento da V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), que acontecerá entre os dias 3 a 6 de novembro, em Brasília.

Antes das deliberações, a executiva do CONSEA-DF fez um breve balanço sobre as pré-conferências e a conferência distrital de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN, realizadas no primeiro semestre deste ano.

Além de cumprir criteriosamente o caderno de orientações, elegendo os 33 delegados que representarão o DF na V CNSAN, o conselho enviou ao CONSEA Nacional a carta política e os relatórios elaborados na conferência distrital, que contém as decisões acerca das políticas públicas da área de segurança alimentar e nutricional (SAN).

Outros pontos foram discutidos na plenária desta terça, como a possibilidade de fortalecimento do Cadastro Único (CADUnico) para atender a quem realmente precisa do direito à alimentação adequada. Utilizando, não somente o mapa SAN, mas, também, o mapa INSAN (insegurança alimentar e nutricional).

O Mapa SAN mostra as localidades que possuem equipamentos que promovem o direito à alimentação adequada, como os restaurantes comunitários, por exemplo. Já o mapa INSAN, revela as localidades que possuem insegurança alimentar, para que sejam feitas as intervenções necessárias.

Edson Gês – Ascom/Sedhs
SED 4791Outra ideia apresentada na reunião foi a possibilidade de apresentar a SAN de forma mais lúdica e, com isso, alcançar mais resultados. Oficinas práticas serão marcadas, para facilitarem este modelo de ludicidade.

O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco, afirmou que as reuniões são importantes para que os participantes possam estar a par do que está acontecendo na política distrital de SAN e para mostrar o compromisso com o tema. “O objetivo é mostrar que temos compromisso com o tema da segurança alimentar. Para isto, as portas do diálogo estão abertas”, concluiu.