Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/15 às 19h38 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Conselheiros de Assistência Social do DF tomam posse

COMPARTILHAR

Os eleitos são representantes da sociedade civil e exercerão mandato para gestão 2015/2018.

Brasília (18/6/2015) – Na manhã desta quinta-feira (18), tomaram posse os novos membros do Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS/DF). Foram eleitos 20 conselheiros representantes da sociedade civil, sendo 12 titulares e 8 suplentes. Eles exercerão mandato para a gestão 2015/2018. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Educacional de Audição e Linguagem Luduvico Pavoni (CEAL), na SGAN 909.

A presidente do CAS/DF, Edijanes Rosa Araújo, iniciou a solenidade afirmando a importância do conselho “para normatizar as redes socioassistenciais”. O Conselho de Assistência Social está vinculado à estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), composto igualitariamente por representantes do governo e da sociedade civil.

Cabe ao CAS estabelecer, por meio de resoluções, as ações da assistência social, contribuindo para a continuação do processo de implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O CAS também acompanha e avalia as atividades e os serviços prestados pelas entidades e organizações de assistência social, públicas e privadas, e exerce o controle e fiscalização do desempenho e gestão dos recursos.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
CAS1

A subsecretária de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Olga Jacobina, apresentou-se honrada em participar de um momento importante, em que tomam posse, conselheiros qualificados.

O promotor adjunto do MPDFT, Ricardo Fonseca, acrescentou estar feliz em participar da solenidade de posse e acredita que este é um conselho competente para superar as dificuldades.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
CAS4

Para a conselheira Rosângela Rodrigues da Silva, representante dos usuários e eleita pela primeira vez no cargo, a expectativa é de fazer a diferença, de lutar para cumprir as promessas feitas ali. “Não adianta eu ter só o nome de conselheira, eu quero trabalhar, quero fazer a diferença, não só na minha comunidade, mas em todo o Distrito Federal”, concluiu.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
CAS2

O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco, reforçou as falas sobre a importância daquele momento para a consolidação das políticas públicas na área de assistência social. “O nosso tom é esse, um tom pacificador, nada de conformismo, mas que possamos, juntos, consolidar cada dia mais o Sistema Único de Assistência Social.”

Homenagem Póstuma

A solenidade de posse do Conselho de Assistência Social do Distrito Federal foi marcada, também, por momentos de muita emoção. Uma homenagem póstuma foi feita à conselheira Glaucia Gomes Aguiar, membro do CAS/DF, que morreu em 30 de abril de 2015, em decorrência de um câncer que a acometia desde 2012.

Glaucia Aguiar foi uma das fundadoras da Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais (Ampare). Sua luta pelos direitos das pessoas com deficiência teve início com o nascimento da filha Mariana, diagnosticada com síndrome de Down. Glaucia e outros pais fundaram a associação, que fica na Asa Norte. Ela fundou, também, a primeira Casa Lar para crianças com deficiência do Brasil.

Foto: Wellington Reis – Ascom/Sedhs
CAS5

Na homenagem, palavras de gratidão, admiração, respeito pelo legado deixado por Glaucia emocionaram a todos os presentes. Familiares da conselheira estiveram presentes e se emocionaram com cada palavra de carinho em respeito à fundadora da Ampare. Um porta-retratos, com as fotos de Glaucia e assinado pelos amigos do CAS/DF, foi entregue à família.

  • Acesse o Portal do Governo do Distrito Federal
  • SEPN Quadra 515, Lote 2, Bloco B Ed. Espaço 515 - Asa Norte
    CEP: 70.770-502
    Transferência de Renda e Cadastro único: 37737251/37737242/37737249
    Subsecretaria de Assistência Social: 3773-7248
    Ouvidoria: 3773-7183