Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/13 às 22h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Consea – DF realiza visita a comunidades tradicionais

COMPARTILHAR

 SED5915

Na manhã desta quarta-feira (18), integrantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-DF), realizaram visitas ao Acampamento Cigano localizado no Núcleo rural Córrego do Arrozal, ao Centro Espírita Caboclo Boiadeiro em Sobradinho II e a Comunidade Indígena localizada no Setor Noroeste, com o objetivo de conhecer as vulnerabilidades daqueles territórios e debater soluções para os mesmos na próxima plenária do conselho, agendada para dia 26 de setembro.

 SED5755
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel a visita foi importante para mapear as necessidades. “Na visita de campo foi possível compreender um pouco das especificidades culturais desses povos, que requerem uma atenção especial por parte do Governo”, disse.

 SED5842
Durante a visita ao foi possível coletar informações sobre os costumes, hábitos e tradições destes povos, suas experiências de vida, necessidades e sonhos para que o Grupo de Trabalho do Consea-DF assim possa estruturar o relatório que será apresentado durante a próxima Plenária do CONSEA DF.

 SED5892
Elias Alves, integrante do Consea – DF e representante dos Calons, contou sobre a origem daquela Comunidade Cigana e as dificuldades vivenciadas.  “O povo cigano ainda sofre preconceito na sociedade, além da dificuldade para que os representantes dos órgãos públicos compreendam nossas necessidades e especificidades, que vão desde o nascimento até atingirem a idade mais avançada”, relatou.

 SED5745

Depois da visita à comunidade cigana, a comitiva seguiu para Sobradinho II, onde foi recebida pelo Pai Lilico de Oxum, que apresentou as instalações e estrutura de sua comunidade, e ofereceu almoço preparado com itens da culinária africana. Para finalizar a atividade, a comitiva compareceu ao território indígena localizado no Setor Noroeste, onde foi possível dialogar com duas lideranças locais, com os membros dos Povos  Guajajara e Kariri-Xocó.

 SED5998

A visita foi organizada por Grupo de Trabalho do Consea-DF e contou com a participação da Presidente do Consea-DF Abiail Ferreira e conselheiros, da Subsecretária da SUBSAN Zorilda Gomes, representantes da Emater, da Universidade de Brasília (UnB) e  dos Secretários de Estado, Daniel Seidel (Sedest) e Viridiano Custódio (Sepir – DF).